Dentre os hormônios que atuam no corpo humano, as cetecolaminas são as mais conhecidas. Este nome representa um grupo de substâncias que incluem a dopamina, a adrenalina e a noradrenalina.
Com frequência, ouvimos falar sobre elas, geralmente quando praticamos esportes. Isso é devido ao fato de a atividade física aumentar a produção dos hormônios noradrenalina e adrenalina.
Mas, qual a diferença entre elas? De forma geral, a dopamina é um precursor de noradrenalina que é um precursor de adrenalina.
O que é noradrenalina?
A noradrenalina (NA), também conhecida por noraepinefrina, é um neurotransmissor do sistema nervoso e precursor da adrenalina. Ambas as substâncias são produzidas pelas glândulas suprarrenais.
Funções
A noradrenalina é liberada pelo organismo em situações de estresse, como sustos, medo e perigo. Por isso, ela é conhecida como hormônio “luta ou fuga”. Sua principal função é preparar o organismo para tomar uma atitude.
Juntamente com a adrenalina, este hormônio:
- Aumenta as pupilas;
- Aumenta os batimentos cardíacos;
- Faz a constrição dos vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial;
- Acelera a respiração.
Como a noradrenalina é um neurotransmissor, ela também está relacionada aos processos cognitivos, como aprendizagem e memória, atuando na manutenção dos batimentos cardíacos, nos níveis de glicose e da pressão sanguínea.
Além disso, a noradrenalina e a adrenalina são mediadoras da resposta imune, agindo sobre linfócitos e monócitos. Estes hormônios também aumentam a taxa metabólica do organismo e liberam glicose e ácido graxos quando há aumento do gasto energético. Por isso, são liberadas durante a atividade física.
Características da Noradrenalina
As características da noradrenalina são:
- Fórmula química: C8H11NO3;
- Alta potência;
- Resposta rápida;
- Ação rápida;
- Não é administrada oralmente em procedimentos médicos.
Diferenças entre noradrenalina e adrenalina
A noradrenalina é um precursor da adrenalina, ou seja, esta última só existe em função da primeira. Estes dois hormônios e neurotransmissores são muito parecidos, com as mesmas propriedades, mas sua diferença consiste em quais receptores estimulam.
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito doa noradrenalina, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.