Friedrich Engels foi um industrial, filósofo e teórico nascido na Prússia, (atualmente Alemanha). Junto com Karl Marx, Engels elaborou várias teorias no campo da política e da economia, que deram origem ao que ficou conhecido historicamente como Marxismo.
Sua importância se dá não só pela participação efetiva na criação teórica, mas também por defender e divulgar o Marxismo após a morte de Marx, em 1883.
Juventude de Friedrich Engels
Engels nasceu em 28 de novembro de 1820, na cidade de Barmen (atualmente Wuppertal), então Reino da Prússia. Era o filho mais velho de um rico industrial, o que lhe permitiu ter um estudo de qualidade.
Aos 22 anos, foi enviado para a Inglaterra para trabalhar na empresa que tinha seu pai como proprietário. Durante sua estada na Inglaterra, Engels viu de perto a dura realidade dos trabalhadores ingleses, expostos a duras jornadas de trabalho e recebendo baixos salários.
Esse fato mudaria drasticamente seu modo de pensar.
A carreira e a parceria com Marx
Após alguns anos, Engels resolve voltar para a Alemanha, fazendo uma parada em Paris para encontrar Karl Marx, um filósofo alemão com quem mantinha correspondência a algum tempo, após um breve encontro nos escritórios da Gazeta Renana, um periódico para o qual ambos escreviam.
Se o contato inicial não foi dos melhores, após o encontro a Paris, a amizade entre os dois cresceu e, não só isso, descobriram que tinham em comum a mesma visão do objetivo da história e dos meios para sua realização, e que seus trabalhos até ali eram complementares.
A partir daí, passaram a trabalhar em parceria, escrevendo juntos várias obras, entre elas o Manifesto Comunista. Apesar do trabalho conjunto com Marx, Engels também escreveu vários livros sozinho, muitos dos quais foram fundamentais para o surgimento do Marxismo.
[ENTENDA MAIS O QUE É COMUNISMO, AQUI]
Principais obras de Friedrich Engels
A sagrada família (em parceria com Marx)
Escrito em 1844, esse livro é uma forma de crítica ao pensamento dos Jovens Hegelianos, um grupo de intelectuais seguidores do filósofo Hegel, e cujo pensamento era dominante no meio acadêmico da época. Esse livro contém a bases do que viria a ser chamado de Socialismo Científico.
O manifesto comunista (em parceria com marx)
Publicado em 1848, o Manifesto Comunista serviu como plataforma para a Liga dos Comunistas, a primeira organização internacional comunista. Trata-se de um panfleto político, no qual as bases dessa doutrina são apresentadas.
A situação da classe trabalhadora na Inglaterra
Essa obra foi resultado da observação prática de Engels sobre a situação da classe trabalhadora na Inglaterra no século XIX.
Trabalhando nas empresas da família em Manchester, Engels viu de perto a miséria na qual viviam os trabalhadores e as péssimas condições de trabalho a que eram submetidos. Foi a partir dessa experiência que Engels se engajou de vez na luta contra as desigualdades.
[ENTENDA MAIS SOBRE A DIFERENÇA DE CAPITALISMO E SOCIALISMO, AQUI
Do Socialismo utópico ao científico
Publicado em 1880, esse livro traz uma distinção, de forma detalhada por Engels, entre o Socialismo Utópico, defendido por Saint-Simon, Charles Fourier e Robert Owen, e o Socialismo Científico, elaborado e defendido por ele e por Karl Marx.
A origem da família, da propriedade e do estado
Nessa obra, publicada em 1884, Engels faz uma relação entre as estruturas familiares ao longo do tempo e o Capitalismo, expondo uma visão histórica da família em relação a questões de classe, subjugação feminina, patriarcado e propriedade privada.
Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã
Publicado em 1886, traz uma crítica ao ressurgimento do idealismo de Hegel dentro da classe dominante alemã da época, estendendo sua análise ao materialismo e à filosofia da religião defendidos por Feuerbach.
[ENTENDA MAIS SOBRE A DIFERENÇA DE SOCIALISMO E COMUNISMO, AQUI]
Legado e morte de Friedrich Engels
A carreira de Engels foi ofuscada pela amizade e por seu trabalho conjunto com Marx, que, de certa forma, o reduziu à figura de seguidor das ideias de Marx. Mas, de fato, Engels foi muito mais o que isso.
Sua importância – e sua colaboração – na obra de Marx não pode ser negada, muito menos no papel de divulgador do Marxismo após a morte do amigo.
Coube a Engels a responsabilidade de publicar parte da obra de Marx, a começar pelos capítulos dois e três de O Capital. Não fosse pela atuação de Engels, o Marxismo, tal qual conhecemos hoje, talvez não existisse.
Engels faleceu no dia 5 de agosto de 1985, em Londres, vítima de um câncer na garganta.