Ambas as grafias de “acerca” e “a cerca” estão corretas dentro da Língua Portuguesa. No entanto, cada um deve ser usada em determinadas orações. No primeiro caso, “acerca” deve ser usada como um sinônimo de “sobre”. A versão separada, “a cerca”, emprega-se quando se quer transmitir o sentido de aproximação.
Há, ainda, uma terceira possibilidade: “há cerca de”. Nesse caso, representa o tempo que já se passou. Entenda melhor quando usar cada um, só aqui no Gestão Educacional!
Significado de “acerca de”
Apenas a palavra “acerca”, escrita junto, é um advérbio que indica a proximidade de algo. A expressão “acerca de” é uma locução prepositiva. Pode ser considerada sinônimo de “sobre” ou “a respeito de”.
Por exemplo:
- Eles estavam falando acerca de política (Eles estavam falando SOBRE política).
Para saber se deve usar essa grafia, basta substituir a palavra “acerca de” por “sobre”. Se couber a substituição, sem perder o sentido, então o correto é escrever “acerca de”.
Significado de “a cerca de”
Quando escrita separado, significa algo aproximado, sendo um sinônimo de perto. Deve-se utilizar a expressão “a cerca de” quando ela estiver relacionada à aproximação de espaço, como a distância aproximada de um local a outro.
Por exemplo:
- O mercado fica a cerca de 1km da minha casa.
Significado de “há cerca”
“Há cerca”, escrita com o “h”, é uma conjugação do verbo “haver”. Essa é a forma correta quando pretende-se tratar do tempo aproximado que algo aconteceu. Por exemplo:
- Há cerca de um mês, nasceu o meu sobrinho;
- A última vez que o vi foi há cerca de 1 ano atrás.