Os artigos se caracterizam especialmente por antecederem substantivos, e podem ser classificados tanto como definidos, quanto como indefinidos. Outra distinção que se faz é entre a forma simples e a forma composta dos artigos.
Neste artigo do Gestão Educacional, trataremos, de forma completa, justamente a respeito desta classe de palavras do português. Confira!
O que é um artigo?
O artigo é uma palavra (ou partícula) que se antepõe a um substantivo com o intuito de indicar que ele está sendo empregado com valor definido ou indefinido. Confira os dois exemplos abaixo para entender melhor:
(1) Vá até o carro e espere lá;
(2) Vá até um carro e espere lá.
Nesta simples comparação, podemos identificar os dois tipos de artigos existentes no português: o pronome definido e o pronome indefinido. Como? Vejamos individualmente cada um dos exemplos.
Em ambos os casos, os pronomes, em negrito, estão antecedendo o substantivo masculino “carro”. O sentido de cada oração, entretanto, é levemente diferente, embora apenas o artigo mude.
Em (1), o artigo “o” está indicando que o carro em questão não é qualquer carro, mas um carro em particular, um carro específico, que é do conhecimento tanto do falante, quanto do ouvinte. A esse tipo de artigo dá-se o nome artigo definido, justamente porque o objeto em questão é um objeto previamente definido.
Já em (2), o artigo “um” está indicando que o carro em questão não é um carro específico, mas um carro qualquer, um representante do conjunto “carros”. O interlocutor, dessa forma, pode se encaminhar a qualquer carro, uma vez que ele não está especificado. A esse tipo de artigo dá-se o nome artigo indefinido, justamente porque o objeto em questão não foi previamente definido.
Convém observar que os artigos sempre concordam com o gênero e o número do substantivo ao qual determinam. Assim, se o substantivo estiver no feminino e no plural, o artigo deverá estar no feminino e no plural, por exemplo.
Tipos de artigos
Temos, portanto, dois tipos de artigo na língua portuguesa: os artigos definidos e os artigos indefinidos. Vejamos um pouco mais sobre cada um deles
Artigos definidos
Como vimos, um artigo é definido quando ele se junta a um substantivo indicando que o ser ou objeto em questão é determinado, ou seja, que o orador e o interlocutor sabem quem ou o que é. Veja alguns exemplos:
- A casa da Maria foi assaltada;
- Meu primo me disse que o diretor da escola foi processado;
- As folhas em branco estão sobre a mesa;
- Os meninos levados não ganham presentes de Natal.
Artigos indefinidos
Por outro lado, eles são indefinidos quando não se referem a um ser ou objeto determinado, mas sim indeterminado, ou seja, que o orador e o interlocutor não sabem quem ou o que é. Confira:
- Uma casa foi assaltada;
- Ouvi dizer que um diretor de escola foi processado;
- Há umas folhas em branco sobre a mesa;
- Uns certos meninos não ganharão presentes de Natal.
Forma simples x forma composta
Esta é uma distinção que se faz ao se tratar de artigos. Isso porque, de acordo com o tipo de substantivo, os artigos podem variar entre a forma simples e a forma composta.
Diz-se que um artigo está na forma simples quando ele está em sua forma natural, sem receber nenhum acréscimo. Isso ficará mais claro quando vermos os compostos. São artigos simples: o, a, os, as.
Por outro lado, um artigo é composto quando o substantivo ao qual antecede tem função de complemento ou de adjunto e é antecedido pelas preposições “a”, “de”, “em” ou “por”. Nesse caso, o artigo é combinado com a preposição, resultando em uma nova forma, chamada forma composta. Veja o exemplo:
(3) Não adianta dar perolas aos
Neste exemplo (3), temos o verbo “dar”, que nesse caso se trata de um verbo bitransitivo, ou seja, que exige tanto um objeto direto, quanto um indireto. O objetivo direto, nesse caso, é o substantivo “pérolas”. O indireto é “aos porcos”, que está desempenhando a função de complemento verbal do verbo “dar”.
O objeto indireto vem sempre regido de uma preposição, nesse caso da preposição “a” (“dar a”). Por sua vez, o substantivo “porcos”, no plural, exige a presença do artigo definido “os” (“os porcos”). Acontece, portanto, a combinação entre a preposição exigida pelo verbo (“a”) e o artigo exigido pelo substantivo (“os”), resultando na forma composta “aos”.
Quais são os artigos da língua portuguesa?
Compreendido o que é um artigo, quais são os tipos de artigo e qual a diferença entre a forma simples e composta dos artigos, vejamos, agora, quais são eles.
As formas simples dos artigos são as seguintes:
- Artigos definidos:
- O, a, os, as.
- Artigos indefinidos:
- Um, uma, uns, umas.
As compostas, por sua vez, são as seguintes:
- Artigos definidos:
- Ao = preposição a + artigo o;
- À = preposição a + artigo a;
- Aos = preposição a + artigo os;
- Às = preposição a + artigo as;
- Do = preposição de + artigo o;
- Da = preposição de + artigo a;
- Dos = preposição de + artigo os;
- Das = preposição de + artigo as;
- No = preposição em + artigo o;
- Na = preposição em + artigo a;
- Nos = preposição em + artigo os;
- Nas = preposição em + artigo as;
- Pelo = preposição por (per) + artigo o;
- Pela = preposição por (per) + artigo a;
- Pelos = preposição por (per) + artigo os;
- Pelas = preposição por (per) + artigo as.
- Artigos indefinidos:
- Num = preposição em + artigo um;
- Numa = preposição em + artigo uma;
- Nuns = preposição em + artigo uns;
- Numas = preposição em + artigo umas;
- Dum = preposição de + artigo um;
- Duma = preposição de + artigo uma;
- Duns = preposição de + artigo uns;
- Dumas = preposição de + artigo umas.