Bacharelado em Agronomia: vale a pena? Veja salários, mercado de atuação e mais!

Se interessa por agricultura ou questões relacionadas ao campo? O bacharelado em Agronomia pode ser uma excelente opção de carreira para você. É o ramo da ciência que lida com o estudo do solo, culturas, condições climáticas e seu ambiente para a produção de alimentos e fibras.

Entenda a seguir um pouco mais desta ciência do campo.

Agronomia

Para entender a natureza da palavra agronomia, você terá que saber que este termo deriva de duas palavras gregas: “agros” que significa campo, e “nomos” que significa lei.

O bacharelado em Agronomia estuda o movimento da produção agrícola e a elaboração de relatórios específicos, incluindo tanto a parte de produção agrícola quanto a criação de animais.

Os agrônomos são cientistas que estudam como as condições naturais afetam a produção agrícola. Eles estudam a composição do solo, condições climáticas como chuvas, temperatura ou mesmo formações geológicas próximas a as terras agrícolas. Este tudo permite fazer melhorias em terras ou culturas com base nestes fatores.

Áreas da Agronomia

A agronomia é um campo diversificado que possui trabalhos nas áreas de genética vegetal, fisiologia vegetal, meteorologia e ciência do solo.

Inclui cultivos como frutas ou vegetais que são necessários para alimentar pessoas ou animais (ou seja, gado). A agronomia também é utilizada na produção de plantas que contêm produtos químicos que podem ser utilizados para fins médicos (ou seja, produtos farmacêuticos).

Um bacharelado em agronomia lhe dará uma ampla base para esta opção de carreira. Você aprenderá sobre os princípios subjacentes às práticas de agricultura sustentável, bem como aplicá-los em fazendas ou outros tipos de operações agrícolas (tais como fazendas industriais de grande escala).

O currículo também abrange a biologia básica para que os estudantes possam entender como as plantas crescem melhor em certas condições como tipo de solo ou zona climática.

Aqui estão 6 áreas dentro da agronomia que o ajudarão a decidir que tipo de trabalho pode ser melhor para suas habilidades e interesses:

1. Nutrição do solo e das plantas

O cientista do solo neste campo estuda as propriedades do solo, tais como textura, pH e propriedades que afetam a disponibilidade de nutrientes. Isto inclui coisas como conteúdo de matéria orgânica, níveis de salinidade e compactação (ou falta dela).

2. Produção de culturas

Uma cultura é uma planta criada para a colheita. O termo “cultura” também pode ser usado para descrever uma área agrícola onde uma única cultura é cultivada em oposição a múltiplas culturas ou terras nas quais a cultura contínua é realizada.

3. Ciência das ervas daninhas

A ciência da erva daninha é o estudo das ervas daninhas e seu controle. É um campo multidisciplinar que se baseia em conhecimentos de fisiologia vegetal, ecologia vegetal, patologia vegetal, melhoramento vegetal e genética, ciência do solo, economia e sociologia.

4. Patologia vegetal

A patologia vegetal é o estudo das doenças das plantas, incluindo suas causas e efeitos. Os patógenos das plantas são organismos que causam doenças nas plantas. Então, se você tem amor pela agricultura e gostaria de seguir este caminho de carreira, considere o estudo da patologia vegetal em nível universitário.

5. Proteção de plantas

A proteção de plantas é o estudo do controle de pragas. Logo, é um campo amplo que inclui o estudo de doenças, ervas daninhas, insetos, nematódeos e outros organismos que causam danos às plantas. A proteção de plantas pode ser dividida em duas áreas: controle de doenças de plantas e controle de insetos de plantas.

6. Genética vegetal

A genética vegetal é o estudo dos genes e como eles afetam as características das plantas. É importante para melhorar o rendimento e a qualidade das culturas, assim como para desenvolver novas variedades de culturas.

Vagas e salários em agronomia

Se você tem um bacharelado em agronomia, você pode esperar encontrar muitas vagas no campo.

A agronomia é um ramo de estudo muito popular, e há muitos empregos para estudantes que se graduam com uma graduação ou pós-graduação nesta área.

A agronomia possui um campo amplo que aplica os princípios das ciências sociais, ciências naturais e engenharia para entender como as culturas crescem melhor sob certas condições.

No caso do salário, a remuneração do agrônomo varia de acordo com a área pretendida. Algumas áreas são mais populares que outras, algumas são mais difíceis e algumas são mais lucrativas. O salário médio nacional de Agrônomo é em torno de R$ 6.378,00.

Portanto, se você está procurando um bacharelado em agronomia e quer seguir uma carreira neste campo, então é melhor ir para a graduação. O diploma não só o ajudará a conseguir emprego, mas também lhe dará a oportunidade de trabalhar com grandes empresas em todo o mundo. A especialização também fará uma grande diferença no salário.

Você também pode gostar de ler:
Bacharelado em administração: vale a pena? Veja salários, mercado de atuação e mais!

Bacharelado em Administração: vale a pena? Veja salários, mercado de atuação e mais!

Deixe um comentário