Segundo o dicionário, a palavra “carto” vem de “carta“, e “grafia” significa “escrita, estudo e/ou registro“. Ou seja, cartografia é estudo das cartas, tendo origem na língua portuguesa e sendo registrada a primeira vez em 1839 por meio de uma correspondência indicando a ideia de traçados em mapas e cartas.
Atualmente, a cartografia é um conjunto de operações científicas, técnicas e artísticas utilizado por diversas ciências, sendo uma linguagem de caráter visual que, através da representação, transcreve a superfície terrestre a partir de seus fenômenos físicos e abstratos, através de mapas, cartas e plantas.
As representações cartográficas possuem elementos fundamentais que são necessários para uma padronização do mapeamento, facilitando, assim, a leitura. Esses elementos são: escala, tipo de projeção, coordenadas geográficas, título, legenda, tema, orientação.
Hoje em dia, com o avanço das tecnologias, a grande maioria dos mapas são feitos através de softwares, a partir de ferramentas como: sensoriamento remoto, radares, fotos aéreas, satélites, GPS, etc. Isso permitiu uma maior precisão.
A Cartografia Temática
A cartografia temática, como o próprio nome já diz, traz um tema em seu mapeamento e tem como objetivo transcrever os aspectos abstratos ou não que estão presentes no território.
Assim, a linguagem cartográfica tem a intencionalidade de mostrar um discurso para além de demarcação de territórios, buscando demonstrar fenômenos de caráter social, natural e econômico. Como, por exemplo, um mapa que define a quantidade da população ou até mesmo um mapa de biomas brasileiros.
A importância da cartografia
Ao longo da história, houve a necessidade de o homem se localizar na superfície terrestre e, a partir disso, começaram as produções dos mapas. É muito importante entendermos nosso lugar no mundo, e a cartografia traz essa possibilidade de compreensão: ter essa consciência nos dá o poder do conhecimento e da reflexão sobre nosso espaço.
Dentro da geografia, ela é de suma importância — a cartografia, por meio da representação, dá as ferramentas necessárias para o geógrafo estudar o território, espaço e as paisagens.
É importante salientar que toda representação através da cartografia possui uma intencionalidade ideológica que parte do cartógrafo, pois o mapa produzido não será uma “cópia” fiel do espaço representado.
Você também pode gostar de ler:
Maritimidade e Continentalidade: entenda as diferenças
Referências bibliográficas
Conceitos gerais: O que é a cartografia?. Atlas Escolar – IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. disponível em <https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/o-que-e-cartografia> acessado em 30/09/2022 às 10h32
MARTINELLI, Marcello. Cartografia Temática: Caderno de Mapas Vol. 47. Edusp, 2003.
MORAES, Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil. Harbra, 2003.
Geografia Geral. Cartografia e espaço industrial mundial. SISTEMA COC DE ENSINO. disponível em <www.sistemacoc.com.br> acessado em 30/09/2022 às 11h15