O corpo humano é formado por distintos órgãos e tecidos, que guardam particularidades e possuem diferentes funções. E, para que tudo isso seja possível, existem pequenas unidades trabalhando em sua formação: as células.
Elas podem ser entendidas como a menor unidade funcional dos seres vivos, contendo toda a informação genética, o metabolismo e as organelas necessárias para colocar o corpo em funcionamento.
A seguir no Gestão Educacional, conheça alguns tipos de células do corpo humano e suas respectivas funções!
Células do sistema nervoso
Os neurônios são as células que compõe o sistema nervoso, tendo muitas particularidades, principalmente quando comparadas às demais do corpo.
Estas estruturas possuem como características e diferenciais:
- Presença de corpo celular, o qual contém o núcleo e as demais organelas;
- Dendritos, que são prolongamentos do corpo celular, nos quais ocorre a interação dentre os neurônios;
- Axônio, que é um prolongamento do neurônio, responsável pela condução dos impulsos nervosos, podendo atingir até 1,5m de comprimento.
O tecido nervoso age sobre todo o organismo por meio dos neurônios. Assim sendo, pode-se dizer que tais células participam dos 5 sentidos (tato, visão, olfato, gosto e audição), do processamento de informações, do envio de estímulos para movimento, secreções, e outras funções específicas.
[CONFIRA MAIS SOBRE O SISTEMA NERVOSO, AQUI!]
Células do sangue
O sangue é composto por plasma e elementos figurados, que são diversas células responsáveis por carregar oxigênio e gás carbônico e por atuar no sistema imune.
Dentre as células do sangue, pode-se destacar:
- Hemácias (eritrócitos): são as células “vermelhas”, possuindo tal coloração devido à presença de hemoglobina. São encarregadas pelo transporte de oxigênio, levando-o para todos os tecidos do corpo;
- Leucócitos: fazem parte da chamada “série branca”, possuindo papel essencial na imunidade do organismo, lutando contra patógenos e atuando nas respostas inflamatórias. Dentre eles, estão neutrófilos, basófilos, eosinófilos, linfócitos e outros [Já falamos sobre os leucócitos, aqui];
- Plaquetas: as plaquetas são células que curiosamente não possuem núcleo, estando responsáveis pela coagulação sanguínea (ou seja, agem como “tampão”, evitando hemorragias).
Células musculares
O tecido muscular forma todos os músculos do corpo, além de compor vasos sanguíneos, coração e demais órgãos. Sendo assim, possui papel essencial na contratilidade e geração de movimento.
As células musculares contam, também, com particularidades, e, pelo fato de serem alongadas, podem ser chamadas de fibras. Dentre suas características, está a presença de actina e miosina, duas proteínas responsáveis por gerar o movimento e distender as células.
Células-tronco
O início da vida se dá a partir de uma célula com alta capacidade de diferenciação, chamada de célula-tronco. Mesmo após o nascimento e crescimento, você sabia que o corpo humano ainda contém uma série destas células? Basicamente, elas são encarregadas de renovar e regenerar tecidos.
A principal diferença das células-tronco no tecido adulto é que elas possuem certo grau de diferenciação, podendo dar origem apenas ao tipo de tecido em que são especializadas.
Células epiteliais
As células epiteliais, quando unidas, formam o tecido epitelial, de extrema importância para a proteção de outras estruturas mais internas. Além da pele, pode-se destacar a presença de células epiteliais no trato respiratório, digestório, genital, vasos sanguíneos, etc.
Uma característica muito interessante destas células é a presença de especializações, que podem variar conforme o tipo de função que exercem. Por exemplo, no intestino, elas são encarregadas de absorver nutrientes. Por esse motivo, desenvolvem as microvilosidades, aumentando a sua área de superfície e, consequentemente, absorção.
Células ósseas
Os ossos são formados por complexas redes de minerais, que têm como função dar sustentação ao corpo e proteger a medula óssea, situada em seu interior – essa é encarregada da produção de células sanguíneas.
Basicamente, existem 3 tipos de células ósseas:
- Osteoblastos: são células jovens, responsáveis pelo crescimento e pela maturação do osso;
- Osteoclastos: são células responsáveis pela absorção óssea. Podem ser entendidas como células “velhas”;
- Osteócitos: são encarregados de secretar a matriz óssea, e, assim, garantir a complexidade da estrutura.
Estas são apenas algumas das células que compõe o complexo corpo humano. Como pode ser visto, possuem variabilidade dentre as funções desempenhadas. Portanto, em cada tecido, serão encontradas células distintas, trabalhando de forma muito particular!