O cerrado é as savanas brasileiras, localizadas em Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins e Goiás, cobrindo cerca de 197 milhões de hectares em todo o território brasileiro.
Ele é o segundo maior bioma do país, perdendo lugar apenas para a floresta Amazônica. Quer saber mais? Leia, aqui no Gestão Educacional, informações completas sobre esse bioma.
Vegetação típica do cerrado
O cerrado é marcado por arbustos com galhos retorcidos, árvores baixas e clima bem dividido entre a estação chuvosa e seca. O solo local é muito profundo e possui poucos nutrientes, por isso a flora é formada de vegetação de folhas grandes e duras – em algumas espécies, existem depósitos subterrâneos de água, como uma reserva para as queimadas constantes, ajudando a retornarem à vida depois dos incêndios.
As raízes costumam ser profundas, com cerca de 20 metros de distância necessária do lençol freático até a superfície local. Esse bioma é muito afetado pelas queimadas constantes, além da produção bovina e de soja local, que destroem cada vez mais o cerrado brasileiro, atacando a sua preservação.
O Cerrado pode ser dividido entre:
- Cerradão;
- Cerrado campestre;
- Cerrado rupestre;
- Cerrado típico;
- Campo cerrado;
- Campo limpo de cerrado;
- Cerrado de matas;
- Cerrado de várzeas;
- Cerrado veredas.
Flora e Fauna do Cerrado
Há estudos que designam o cerrado brasileiro como a biodiversidade mais rica do planeta, isso porque possui mais de 10 mil espécies vegetais, mais de 800 aves e cerca de 160 mamíferos.
Alguns dos animais encontrados nesse ecossistema são:
- Jiboia;
- Ema;
- Urubu;
- Arara;
- Tucano;
- Papagaio;
- Tatu-canastra;
- Anta;
- Ariranha;
- Gambá;
- Cervo;
- Preá;
- Lobo-guará;
- Lontra;
- Tamanduá-bandeira;
- Cachorro-do-mato;
- Macaco-prego;
- Quati;
- Queixada;
- Porco-espinho.
É importante destacar que vários desses animais estão em extinção, principalmente pelo desmatamento e pela caça ilegal. Assim como uma grande diversidade de animais, ainda é possível encontrar grande quantidade de espécies de plantas e flores locais, como:
- Babaçu;
- Mangaba;
- Gueroba;
- Jatobá;
- Cajuzinho-do-cerrado;
- Pau-santo;
- Gabiroba;
- Araçá;
- Sucupira;
- Pau-terra;
- Catuaba;
- Indaiá;
- Capim-flecha.
Clima do cerrado
O clima local é tropical sazonal, em que as temperaturas médias são de 25°, porém podem atingir a marca dos 40°, durante a primavera, enquanto podem diminuir até 10º (ou menos) no inverno.
Dezembro e janeiro são considerados os meses mais chuvosos, inclusive, existem os períodos chamados de veranicos, entre a primavera e o verão, caracterizados por secas rápidas. O clima local não costuma ter muito vento, somente em agosto, com algumas ventanias, com pequenos redemoinhos.
Relevo
O cerrado possui pontos de maior altitude em Goiás, onde o pico mais alto é na Serra dos Pirineus, com 1.385 metros de altitude. A Chapada dos Veadeiros também merece destaque, com 1.250 metros, também por ser um ponto turístico muito visitado.