O ceticismo é uma corrente de pensamentos e ideologias bastante popular, abrindo diversos questionamentos para seus seguidores. Apesar de popular e recorrente em todo o mundo, muitas pessoas não sabem definir e entender com exatidão exatamente a corrente de pensamentos que lhes é pregada.
Para saber mais sobre, continue lendo o texto, veja como ele foi fundado, quais as mudanças propostas pela ideologia e sua influência na sociedade.
Sobre o ceticismo
O ceticismo foi fundado por um filósofo grego chamado Pirro (318 a.C.-272 a.C.), tendo a sua teoria sido fundamentada no fato de que o homem não tem habilidade e conhecimento o suficiente para obter as respostas para tudo, seja uma verdade ou um conhecimento absoluto. A palavra cético tem origem grega em sképsis, que significa “exame”, “investigação”.
A corrente propunha não uma resposta, mas a dúvida. Ou seja, um cético está sempre se questionando e duvidando das coisas, quebrando dogmas e considerando alguns pontos indiscutíveis às discussões, por exemplo, nas religiões.
O cético não acredita em nada metafísico, religioso ou em dogmas pregados. Tudo aquilo que lhe é apresentado como verdade pode e deve ser questionado. Para provar suas ideias, ele usa o pensamento crítico e o método científico, porém, não é necessário o envolvimento da ciência, o empirismo, como conhecimentos exigidos.
Característica
Existem dois tipos de ceticismo, o Absoluto e o Relativo:
- Absoluto – acredita que os sentidos enganam, por esse motivo, nenhuma verdade é de fato uma verdade e nem é possível conhecê-la. Tudo não passa apenas de ilusão;
- Relativo – acredita que não é impossível conhecer a verdade, negando em partes o conhecimento, mas aceitando que existe uma probabilidade de verdade. É utilizada em correntes como pragmatismo, relativismo, probabilismo e subjetivismo.
Mas, em geral, o ceticismo compartilha de algumas características em comum:
- Duvida da verdade absoluta;
- Questiona fenômenos metafísicos;
- Rebate tudo o que lhes é apresentado;
- Defende a felicidade sem julgamentos;
- Apresenta neutralidade diante as questões;
- Questiona dogmas e religiões;
- Possui desenganadores que desmentem e impedem charlatanismo e falsidade;
- Confronta religiosos que partem para ataques pessoais ao invés de comprovarem suas crenças;
- Nega tudo ao invés de questionar (mas só para casos específicos).
Papel na Sociedade
O ceticismo surgiu na filosofia para invalidar teorias, teses e correntes filosóficas cobertas de verdade, as quais não poderiam ser anteriormente questionadas, como o Estoicismo e o Dogmatismo.