Ciclos biogeoquímicos são aqueles nos quais alguma substância passa dos meios abióticos para o biótico e retorna ao seu local inicial. Ou seja, representa a ciclagem dos elementos.
Um destes ciclos que ocorrem na Terra é o ciclo hidrológico. Nele, o elemento em ciclagem é a água. Esta substância é o único líquido inorgânico encontrado naturalmente na Terra e é essencial para a vida.
Atualmente, não há um consenso sobre a origem dela no planeta, mas acredita-se que esteve aqui desde a formação do Sistema Solar, cerca de 4,6 bilhões de anos atrás.
O ciclo da água é o processo permanente de transformação dela na natureza, indo de um estado físico para o outro. Entenda melhor, a seguir no Gestão Educacional!
Quais são os ciclos da água?
O ciclo hidrológico pode ser dividido em duas etapas: o ciclo curto e o ciclo longo.
Ciclo curto da água
De forma geral, é mais direto e simples. É caracterizado pela evaporação da água das fontes na terra, que é transformada em nuvens, condensada e retornada à superfície terrestre.
As etapas deste ciclo são:
- Os raios solares aquecem a água na superfície terrestre, evaporando-a, passando do estado líquido para o gasoso;
- Quando na atmosfera, o vapor d’água esfria e se condensa formando as nuvens, ocorrendo a transformação do estado gasoso para o líquido. Enquanto o peso destas nuvens não é alto, elas permanecem flutuando na atmosfera;
- Quando há grande acúmulo de água nas nuvens, ocorre a precipitação. Dependendo da temperatura do local, a água precipita como chuva, granizo ou neve. Passando do estado líquido para o estado sólido;
- Quando a água atinge o solo, ela se infiltra e forma os lençóis freáticos, ou volta para os mares, rios e lagos;
- No entanto, parte da água que atinge a superfície pode ter outros destinos, como ser absorvida pelas plantas que irão devolvê-la à superfície terrestre, por meio da transpiração. É aqui que se inicia o ciclo longo da água.
Ciclo longo da água
Corresponde à transformação da água que está presente em outras formas na natureza, como na transpiração de animais e plantas, nas raízes, na urina e em outros locais.
Assim, quando a água atinge o solo, pode ser utilizada por plantas e animais, participando dos processos de transpiração, respiração, fotossíntese e, até mesmo, cadeia alimentar.
Ela volta então para a terra por evapotranspiração, urina e decomposição dos seres vivos, caracterizando um ciclo mais complexo dentro dos organismos.
Funções
O ciclo hidrológico é fundamental para a formação de rios, mares, oceanos, lençóis freáticos, que armazenam água e que sustentam as espécies.
No entanto, a urbanização também influencia no ciclo da água, mas de maneira negativa. A construção de edifícios e asfaltos diminuem a infiltração dela no solo, aumentando o escoamento superficial. Consequentemente, as enchentes ocorrem com maior frequência e podem trazer outros danos, como disseminação de doenças e mortes por afogamento.
Além disso, a urbanização corrobora para a poluição da água, por meio do derramamento de resíduos tóxicos e lixo. O desmatamento também prejudica o ciclo, diminuindo as taxas de evaporação.
Exercícios resolvidos
1. (Fesp-PE) Todos os seres vivos participam de alguma forma e constantemente do ciclo da água na natureza porque consomem água do meio e liberam depois em decorrência de suas atividades vitais. Assinale:
a) Se a afirmação e a razão estiverem corretas.
b) Se a afirmação estiver correta e a razão estiver errada.
c) Se a afirmação estiver errada e a razão estiver correta.
d) Se a afirmação e a razão estiverem erradas.
e) Se a afirmação e a razão estiverem corretas, mas a razão não justificar a afirmação.
Alternativa “a”. Os seres vivos dependem da água para suas atividades metabólicas e, posteriormente, eliminam-na em diferentes processos.
2. (UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado a seguir, na ordem em que aparecem.
A urbanização promove alterações no ciclo hidrológico por reduzir a infiltração no solo. O volume de água que deixa de infiltrar permanece na superfície, _____________ o escoamento superficial. As vazões máximas ______________. Com a redução da infiltração, ____________ o nível do lençol freático.
a) aumentando – aumentam – diminui
b) aumentando – aumentam – aumenta
c) diminuindo – diminuem – diminui
d) diminuindo – aumentam – diminui
e) aumentando – diminuem – aumenta
Alternativa “a”. A impermeabilização dos solos nos centros urbanos leva a um aumento do escoamento superficial, aumentando, também, a vazão dos rios. Assim, diminui-se o nível dos lençóis freáticos.