O carbono é o quarto elemento mais disponível no planeta. Por esse motivo, é de se esperar que esteja em constante renovação. Além disso, ele se apresenta de duas formas: orgânica (em organismos) e inorgânica (nas rochas).
O ciclo do carbono inicia quando o CO2 é absorvido pela atmosfera, processado pelos organismos e devolvido a partir da queima, decomposição e expiração, ou outras formas mais.
A seguir, conheça todos os detalhes envolvidos no ciclo do carbono, só aqui no Gestão Educacional!
Importância do ciclo do carbono
O carbono é um elemento de grande importância, e o ciclo dele permite a constante renovação e redistribuição dentre os ambientes.
No entanto, existe uma problemática atual envolvendo o aumento da emissão de poluentes (incluindo o dióxido de carbono, segundo composto mais poluente), o que auxiliaria a intensificar o efeito estufa.
Onde está o carbono?
Pode-se dizer que o carbono é encontrado em três principais reservatórios: atmosfera, oceanos e biosfera terrestre.
Ele está presente em:
- Formação de combustíveis fósseis;
- Húmus;
- Plantas aquáticas;
- Algas;
- Animais e seres humanos;
- Gases atmosféricos.
Passo a passo do ciclo do carbono
Para que haja um melhor entendimento a respeito do ciclo do carbono, confira os detalhes no passo a passo:
1º) O carbono disponível no gás CO2 é incorporado aos vegetais, para que a fotossíntese seja realizada. Também, é utilizado pelas bactérias para a sua quimiossíntese;
2º) Depois da fotossíntese, o carbono acaba sendo incorporado pelos vegetais, e é utilizado na síntese de compostos orgânicos;
3º) O carbono presente nas plantas pode seguir para 3 destinos distintos:
- Retornar ao meio ambiente na forma de CO2;
- Passar para animais e seres humanos, por meio da cadeia alimentar;
- Retornar para a forma de CO2, após morte das plantas;
- Gerar gases tóxicos, após a combustão.
4º) Para prosseguir o ciclo, leva-se em conta o carbono que passou para os animais. Esse pode tanto ser devolvido para o meio, na forma de CO2, como passar a outro animal ou morrer e decompor-se;
5º) O carbono pode se acumular também nos oceanos.
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito do ciclo do carbono, que tal testar os seus conhecimentos com os exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também!