Entrar na faculdade é uma grande responsabilidade e vem acompanhada de desafios inéditos para muitos. Assim sendo, toda e qualquer ajuda que você puder ter no início desta nova fase é bem-vinda. Por isso, preparamos algumas dicas de como escolher as matérias certas para se preparar para a faculdade.
Dicas para escolher as matérias certas para se preparar para a faculdade
Abaixo você terá dicas e conselhos chave que tornarão a sua vida acadêmica muito mais tranquila. Leia e aplique-as para começar com o pé direito nesta nova aventura!
Confira a grade de disciplinas do curso desejado
O primeiro passo é ler a grade curricular dos cursos que você deseja. Apenas assim você terá certeza do tipo de conteúdo que encontrará quando entrar na faculdade. Então poderá focar naquelas matérias que mais te ajudarão a percorrê-la.
Outra opção é conversar com pessoas que já estudam no curso, seja pessoalmente ou na internet. Esta é uma ótima ideia pois apenas quem realmente está no curso sabe como são as disciplinas e aulas. Assim poderão te dar dicas muito além de um simples “estude isso ou aquilo”.
Foque nas matérias e conteúdos fundamentais
Este ponto é de extrema importância. Isto porque de nada adianta saber vários conteúdos aprofundados e ter conhecimentos mil se você não domina totalmente o básico.
Dessa maneira, o melhor é sempre se concentrar em matérias básicas e que lhe deem uma boa base de compreensão do universo do seu curso de escolha. Algumas matérias são:
- Para cursos de ciências humanas: História, geografia, literatura, artes, filosofia e sociologia
- Ciência exatas: Matemática, química, física
- Ciências biológicas: Biologia, química, matemática, geografia, sociologia
- Ciências sociais: História, geografia, sociologia, filosofia
Pense que é como tocar um instrumento. Por mais que você aprenda cifras das músicas mais difíceis, estará apenas reproduzindo o que outros já fizeram. Por outro lado, dominar os fundamentos fará de você um verdadeiro músico, que poderá criar, experimentar e improvisar sempre que necessário e com qualidade.
Estude de tudo um pouco
Por mais que se concentrar nas matérias mais importantes para seu curso seja fundamental, não deixe de lado os outros conhecimentos. Ao escolher as matérias certas para se preparar para a faculdade não há nenhuma opção errada.
Dentro da academia uma das palavras-chave é “interdisciplinaridade”. Isto significa a relação entre uma matéria e outras, as coisas que elas têm em comum e onde se encontram.
Esta dica é especialmente útil para os cursos de ciências naturais e humanas, mas é válida para qualquer outro. Um conhecimento básico de várias disciplinas lhe dará muito mais capacidade analítica e dissertativa, que serão chave em sua jornada pelo ensino superior.
Assim sendo, depois de escolher as matérias para estudar mais aprofundada, separe algumas secundárias que julgar importantes. Nessas, estude o básico pelo menos, sempre estabelecendo ligações com o que viu nas mais importantes.
Estude matemática e português
Por fim, a dica que muitos provavelmente estavam torcendo para não aparecer aqui – estude matemática.
Por mais que matemática seja uma das matérias mais odiadas, e julgada difícil por muitos, sua importância dentro da faculdade nunca pode ser subestimada. Isto sem contar seu valor para o ENEM e qualquer vestibular que você for prestar.
Não caia na ideia de achar que este ou aquele curso não usa matemática, pois usam sim! Especialmente nos mais focados nas carreiras de pesquisa e acadêmicas, o uso da matemática será constante.
Claro, alguns cursos, como os de ciências exatas, exigem um domínio maior, inclusive de conceitos avançados, da matemática. Outros, como os de ciências biológicas e sociais, se focam mais na parte estatística e analítica para fins científicos. Já alguns são menos dependentes, como os cursos de direito e letras.
Mas, independentemente do curso que você entrar, dominar pelo menos o básico da matemática lhe garantirá uma vida muito mais fácil por toda a faculdade.
Já o português será essencial pois você irá ler e escrever muito! Saber interpretar textos e dissertar sobre seus conhecimentos é uma das habilidades chave durante a faculdade. Assim sendo, leia e escreva bastante e sobre tudo.
A gramática fica em segundo plano, pois pode ser aprendida ao longo do tempo. Mas nada supera uma boa leitura na faculdade.