Adolescência é um período de mudanças. Durante os ciclos que experimentamos nesta época, concluir o colégio é uma delas. Muitas pessoas enfrentam dúvidas em como escolher qual carreira seguir depois do ensino médio e, para ajudar nesta árdua tarefa, preparamos este artigo.
Qual carreira seguir depois do ensino médio?
Ter que decidir em um estágio tão turbulento da vida qual carreira você quer é realmente um desafio. Afinal, são muitas incertezas, algumas internas e outras externas, que complicam esta decisão tão chave na vida.
Além disso, nada garante que as primeiras escolhas são as mais acertadas. Justamente por isso é muito importante estudar bastante as opções para seu futuro, levando em conta cada um dos fatores.
Muitas pessoas querem algo certeiro e duradouro. Já outras não se importam em trocar de trabalho e função várias vezes durante a vida. Por outro lado, algumas acabam fazendo isso querendo ou não, enquanto temos aquelas que seguem o que é mais simples ou tradição na família.
Muitos são os caminhos mas, no fim, cabe a você a decisão.
Como escolher uma carreira depois do ensino médio
Sabendo que escolher a carreira a seguir depois do ensino médio é muito complicado, discutimos profundamente o assunto em algumas dicas chave abaixo. Internalize as lições e aplique como fizer mais sentido para sua situação.
Conheça você mesmo
Primeiramente, é impossível escolher algo tão importante para você se não conhecer profundamente seus gostos, necessidades e objetivos. Mas também não é como se fosse simples conhecer a si mesmo e, exatamente por isto, este passo é tão importante.
Autoconhecimento é um processo difícil. Se concentre em entender suas potencialidades, assim como suas falhas. Onde você se destaca mais? O que gosta de fazer? Onde se vê em 1, 5 e 10 anos?
Comece respondendo estas e outras perguntas. Então observe como você se comporta em diferentes situações. Sabe lidar com pressão? Se organizar de maneira independente? Tudo isto interfere em sua vida profissional e deve ser considerado com muita atenção antes de escolher a carreira.
Experimente coisas diferentes
Durante e após o ensino médio é indispensável ter experiência variadas. Não apenas na vida profissional, mas também pessoal.
Visite lugares, empresas e universidades para ver como as coisas acontecem. Adquira conhecimento de todo tipo e aprenda a se interessar pelas coisas e processos.
Da mesma forma, conheça pessoas diferentes. Interaja dentro e fora de seu círculo social padrão. O mundo lá fora é diverso e você estará em contato com todo tipo de pessoa. Saber se comunicar e construir relações com grupos de diversas culturas e estilos é essencial.
Com isso será possível entender o que há para se fazer e as diferentes carreiras que te esperam. Muitas vezes as novas experiências nos revelam mundos novos nos quais jamais imaginaríamos entrar.
Faça faculdade ou um curso técnico
Este é o destino da maioria dos adolescentes quando deixam o ensino médio. E não à toa, pois eles são ensinados que é a melhor forma de construir uma carreira. Para muitos casos é verdade, mas saiba que não é mais simples nem de longe.
Apesar disso, fazer um curso superior ou técnico é uma experiência inigualável e muito construtiva em diversos sentidos. Isto porque dentro da universidade e escola técnica você entra em contato com um mundo totalmente novo.
Lá dentro você aprende não apenas uma profissão. Você passa a entender o quão vasto é o mundo. O caráter interdisciplinar destas instituições nos ensina como tudo é interligado e, por conseguinte, ajuda com que percebamos nosso lugar no mundo em meio a tanta coisa.
Muitas vezes o seu primeiro curso não será o que te dará a profissão da sua vida. Mas, com certeza, as experiências vividas dentro destes lugares, e com as pessoas que conhecer neles, te ajudarão a se tornar uma pessoa mais madura e consciente dos seus próprios objetivos.
Busque um emprego
Por fim, a forma mais óbvio de descobrir uma carreira é justamente trabalhar. Dentro de uma empresa, seja como funcionária ou estagiária, a pessoa passa a entender como é o mercado e o que realmente significa trabalhar.
Apenas depois de colocar a mão na massa que tomamos consciência de como são as coisas no mundo real.
Não necessariamente sua primeira empresa será a da sua vida. Mas este tipo de experiência logo cedo ajudará você a desenvolver o pensamento certo para, quando estiver pronto, ir atrás daquilo que é realmente para você.