Saiba neste artigo o que foi a Companhia das Índias Orientais e quais os objetivos de sua criação nos Países Baixos no período das grandes navegações.
Como surgiu a Companhia das Índias Orientais
A Companhia das Índias Orientais, que pode ser vista também como Companhia Unida das Índias Orientais, surgiu da união de diversas companhias de comércio nos Países Baixos.
Eram companhias pequenas, que funcionavam mais como associações de mercadores. Esses grupos financiaram as primeiras viagens marítimas com rumo à Àsia no final do século XVI.
Com a fusão, somente a companhia passava a ter exclusividade do comércio com a Ásia.
Como funcionava?
No período das navegações rumo à Asia, Portugal e Espanha contavam com o apoio dos monarcas. Já no caso holandês, os soldados, marinheiros e oficiais embarcavam rumo ao Oriente à serviço da Companhia.
Com isso, a Companhia tinha condições de navegação através dos direitos cedidos pelo Estado, mas tinha que atender também aos interesses do governo holandês.
No entanto, a Companhia das Índias Orientais tinha autonomia para formar exércitos, construir fortalezas e até mesmo fazer tratados comerciais, alianças e entrar em guerra em nações asiáticas.
Os resultados da Companhia
A Companhia das Índias Orientais foi considerada uma estratégia de sucesso para a situação que viviam os Países Baixos.
Inicialmente, a companhia se limitou a realizar o transporte de especiarias para a Europa, mas depois passou a atacar as armadas portuguesas, pois enxerga esse caminho mais lucrativo. Isso porque, ao fazer isso, eles conseguiram tomar as posições e assumir toda uma estrutura que estava pronta.
Isso fez com que a Companhia se destacasse exatamente por ser uma força de guerra. Ela fez ataques permanentes e chegou a substituir os portugueses como grande potência europeia no Índico, no que ficou conhecido como “Idade de Ouro”.
A Companhia das Índias Orientais perdeu força no século XVIII, quando o Império Britânico ganhou ainda mais protagonismo.
Você também pode gostar de ler:
Mapa da Europa: Países, Capitais, Tipos de Mapa e Curiosidades
Referências
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ma000034.pdf
https://www.ie.ufrj.br/images/IE/PPGE/teses/2010/Andrea%20Bastos%20da%20Silva%20Guimaraes.pdf