Dia do Fico: o que foi? Quando aconteceu?

Uma das datas mais simbólicas do Brasil é o Dia do Fico. O termo é amplamente conhecido, mas poucos sabem de fato do que foi exatamente e qual a mensagem que D. Pedro I quis passar. Por isso, confira neste artigo quando aconteceu e tudo o que representou.

Quando foi o Dia do Fico?

O Dia do Fico aconteceu em 9 de Janeiro de 1822. Foi a data em que D. Pedro I se manifestou publicamente negando o desejo do pai, o Rei Português D. João VI, que desejava seu retorno a Lisboa. 

Este dia ficou ainda mais famoso pela suposta frase que D. Pedro teria dito: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto; diga ao povo que fico”.

Contexto histórico do Dia do Fico

Dom Pedro I, figura central do chamado "Dia do Fico" (Imagem: Reprodução/Museu Imperial de Petrópolis)
Dom Pedro I, figura central do chamado “Dia do Fico” (Imagem: Reprodução/Museu Imperial de Petrópolis)

A história do Dia do Fico começa ainda em 1820. Naquele ano aconteceu a Revolução do Porto, que trouxe mudanças significativas para Portugal e para o Brasil. 

Os portugueses conseguiram se livrar totalmente do domínio francês e exigiram o retorno do Rei D. João VI e também o rebaixamento do Brasil ao status de Colônia. Algo que não era desde 1808, quando a família real o elevou a Reino Unido. 

D. João VI retornou a Portugal e deixou D. Pedro no Brasil. Porém, os portugueses também pressionaram para que o filho do Rei também voltasse para a Europa. 

Por outro lado, a elite presente no Brasil estava satisfeita com todas as transformações que aconteceram na região com a vinda da família real. E não queria um retrocesso com uma possível partida de D. Pedro I.

Com isso, criou-se uma mobilização no centro-sul do Brasil para que D. Pedro I recusasse o chamado. Foi criado até um abaixo-assinado com oito mil assinaturas que foi entregue ao Príncipe no Paço Imperial. 

Foi após receber este documento que D. Pedro anunciou a permanência.

O passo para a Independência

O Dia do Fico em 9 de janeiro de 1822 foi um passo decisivo para a Independência do Brasil perante Portugal. 

Depois disso, o apoio à separação se fortaleceu e a tensão política entre Brasil e Portugal só se agravou até setembro daquele mesmo ano, quando o próprio D. Pedro declarou a Independência do país.

Referências

Com informações de Funag e PUC-Rio.

Deixe um comentário