Início de ano sempre é uma loucura para os pais e, principalmente, suas carteiras. É quando as crianças voltam para as aulas e, com isso, muito material escolar deve ser comprado. Pensando nisso, preparamos essas dicas chave para que você economize no material escolar sem abrir mão do que seus filhos precisam.
Como economizar no material escolar
Para que se economize no material escolar é essencial ter muita atenção e planejamento. As listas passadas pelas escolas possuem muitas coisas. Além disso, cadernos, livros e outros materiais básicos podem ser muito caros e causar um verdadeiro rombo no orçamento do primeiro trimestre das famílias.
Assim sendo, aprender algumas práticas que ajudam a evitar gastos em excesso ou desnecessários é essencial. As dicas abaixo te ajudarão justamente nisso, independentemente se seus filhos estão no fundamental, médio ou mesmo para quem compra seus próprios materiais no ensino superior.
Pesquise muito antes de comprar
Esta é a principal prática antes de qualquer compra, especialmente as mais volumosas. Uma pesquisa de preços é o ponto chave para montar uma lista de compras que totalize o menor preço possível.
Para montar uma olhe em lojas online e físicas. Além disso, monte listas completas e parciais em cada uma para avaliar se é melhor comprar tudo no mesmo lugar ou dividir a lista.
Reutilize o que puder
Muitos materiais não são utilizados por completo em um ano letivo. Alguns não são usados sequer uma vez. Estes devem ser reaproveitados no novo ano, pois não faz sentido comprar de novo algo que esteja em perfeito estado.
Assim sendo, fique de olho em cadernos que estão praticamente novos, lápis e canetas pouco usados, colas, fitas e qualquer outro material que tenha uso para as crianças.
Compre livros nos sebos
Para quem estuda, um dos principais aliados são os sebos. Muito utilizados por fãs de literatura, eles também são essenciais para que você economize no material escolar. Assim, sebos são seus melhores amigos nessas horas!
Afinal, não importa se um livro literário ou didático é novo ou usado, ele servirá da mesma forma. Principalmente porque livros novos geralmente têm preços muito altos, fazendo desta dica uma das mais importantes.
Além disso, com sebos online, hoje em dia é ainda mais fácil encontrar qualquer livro que seus filhos precisem por preços super legais.
Fique de olho nas promoções
Este é um clássico também. Não é preciso explicar muito sobre o porque comprar em promoções é melhor. Especialmente em lojas online ou queima de estoque os preços encontrados são inacreditáveis muitas vezes.
Com isso, mantenha uma lista cativa de lojas salvas nos favoritos e acompanhe o tempo todo os preços. Outra boa prática é também ficar de olho nos agregadores de preço, que reúnem as melhores ofertas e podem lhe salvar uma boa grana.
Troque materiais e faça compras de forma coletiva
Muitas vezes o melhor é se unir à comunidade e fazer as coisas de forma coletiva. Converse com os pais de outros alunos da mesma escola de seus filhos, ou mesmo de escolas diferentes.
Dessa maneira todos podem coordenar as compras para adquirir os descontos tão atraentes que muitas lojas dão no atacado. Não apenas isso, mas muitas editoras oferecem promoções para compras em maior quantidade, bastando apenas entrar em contato.
Juntamente com esta dica, entra outra: troque materiais. Muitas vezes alguns pais trocaram material dos filhos por diversos motivos, e acabam ficando com alguns em ótimo estado sobrando.
Além disso, alunos mais velhos podem ter materiais que servem para os mais novos. Nestas horas a troca de materiais fará você economizar muito!
Faças as compras de forma antecipada
Outra dica muito conhecida e que nunca falha. Afinal, todo mundo sabe que os preços podem mudar, e muito, nas vésperas das voltas às aulas. Assim, comprar de última hora nunca é uma boa ideia.
Portanto, se você sabe o que seus filhos vão precisar, compre o mais cedo possível. Coisas genéricas, como cadernos e outros materiais básicos, podem ser adquiridos em qualquer momento, por exemplo. Por isso não perca a oportunidade de economizar muito e de forma muito fácil.
Não leve as crianças junto
Pode parecer brincadeira para os pais de primeira viagem, mas os mais experientes vão entender. Seus filhos sempre vão querer os materiais mais bonitinhos, ou com personagens licenciados que encarecem muito os produtos!
Se eles não virem não vão querer, é simples. Compre aquilo que for mais prático para elas. Assim, economize no material escolar básico para dar aqueles mimos pontuais que as deixarão felizes. Simples assim.