Efeito Joule (ou térmico) – Definição e aplicações desse efeito da corrente elétrica

Você sabe o que é, na física, o Efeito Joule e quais as suas aplicações? Caso ainda não saiba, aproveite para ler este artigo do Gestão Educacional e tire todas as suas dúvidas sobre ele!

A seguir, você via descobrir o que é Corrente Elétrica, o que é e como ocorre especificamente o chamado Efeito Joule (ou “Efeito Térmico”) e conhece algumas das suas aplicações — que podem ser vistas até mesmo em sua residência!

O que é corrente elétrica? 

Efeito Joule (ou térmico) - Definição e aplicações desse efeito da corrente elétrica (Imagem: Starline/FreePik.com)
Efeito Joule (ou térmico) – Definição e aplicações desse efeito da corrente elétrica (Imagem: Starline/FreePik.com)

Corrente elétrica é definido como um fluxo de cargas. Quando essas cargas passam por uma certa área em um determinado tempo, temos uma corrente elétrica!

Essas cargas podem ser íons em solução, como em uma pilha simples, ou elétrons em fios condutores que vemos nos aparelhos elétricos do nosso dia a dia. Pense como água fluindo em uma mangueira: a água representa as cargas e a mangueira o condutor.  

O que é e como ocorre o Efeito Joule? 

Efeito Joule é o fenômeno em que o condutor esquenta devido à passagem de corrente. Provavelmente você já percebeu que o celular esquenta quando carrega, ou que a tela esquenta quando fica por muito tempo ligada. As TVs, videogames e computadores também esquentam por Efeito Joule. 

Pode-se pensar que, quando as cargas passam pelos condutores dentro desses aparelhos, elas encontram uma certa resistência ao movimento, como se estivessem esbarrando umas nas outras.

Quando isso ocorre, a energia do movimento é convertida em energia térmica e assim o condutor esquenta. Você provavelmente já usou a mesma ideia ao esfregar suas mãos num dia frio para se esquentar! 

Aplicações do Efeito Joule 

Em um computador ou celular e em muitos casos, o Efeito Joule é indesejado, já que significa uma perda de energia para o ambiente.

Porém, existem aparelhos em que o efeito é desejado! A maioria dos aparelhos elétricos que esquentam utiliza desse efeito. Como exemplo, temos chuveiros elétricos, aquecedores elétricos, secadores de cabelo, ferros elétricos, chaleiras e cafeteiras etc.  

Você também pode gostar de ler:
Eletrodinâmica – O que é? Corrente Elétrica, Potência, Fluxo, Semicondutores e Supercondutores

Referências

TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene. Physics for scientists and engineers, sixth edition. New York: W. H. Freeman and Company, 2008.  

Deixe um comentário