O Muro de Berlim foi um dos símbolos da Guerra Fria entre o bloco capitalista e o bloco comunista. Consequentemente, a queda foi carregada de importância histórica para o Mundo. Conheça a história do dia que caiu o Muro de Berlim.
O que foi o Muro de Berlim?
O Muro de Berlim foi uma separação física da Alemanha Oriental e da Alemanha Ocidental. A barreira tinha 155 quilômetros de concreto e impedia o trânsito entre o lado capitalista e o lado comunista.
Em que dia caiu o Muro de Berlim?
A queda do muro de Berlim aconteceu na virada do dia 9 para o dia 10 de novembro de 1989. Ocorreu logo após o porta-voz da Alemanha Oriental, Günter Schabowski, ter anunciado a nova lei de mobilidade, que acabaria com as restrições na fronteira.
Logo após o anúncio, milhares de alemães foram com martelos e picaretas e começaram a derrubada do muro.
Os fatos que levaram a queda do Muro
Muitos fatores levaram até o dia que caiu o Muro de Berlim. Começa pela crise da União Soviética na virada da década de 70 para 80. A URSS teve problemas na agricultura e dificuldades econômicas, que levaram a uma maior importação de produtos e redução de investimentos em outros países comunistas.
O líder soviético Mikhail Gorbachev apresentou reformas para tentar reverter esta crise, mas serviram para abrir a URSS.
Ainda por conta da crise, diversos locais começaram a pedir por reformas democráticas, como a Polônia, a Romênia e também a Alemanha Oriental.
Foram muitos protestos e que passaram a não ser mais tão reprimidos pelo governo soviético. Além disso, o número de pessoas que deixaram o bloco oriental também era cada vez maior.
Em outubro de 1989, cada vez mais pressionado, o chefe de Estado, Erich Honecker, decidiu renunciar ao posto. Era a queda do líder do Partido Socialista da Alemanha.
No lugar dele entrou Egon Krenz, que se dispôs a ouvir os ativistas. Em seguida, aconteceu a maior manifestação da história da Alemanha Oriental em 4 de novembro, abrindo caminho para a queda do muro de Berlim na semana seguinte.