Para dizer que algo está em uma parte mais elevada, o correto é usar “em cima”, separado.
Qual é o correto encima ou em cima?
A palavra “emcima”, com “m” e escrita junto é errada. No entanto, ainda existe a versão “encima”, junto e escrito com “n” que também está correta.
As palavras “encima” e “em cima”, apesar de terem sonoridade igual, possuem grafias e significados diferentes. Cada uma delas devendo ser usada em um determinado caso. No entanto, nunca deve-se usar “emcima” junto e com “m”.
Confira mais sobre o assunto, abaixo, só no Gestão Educacional!
Significado de “em cima”
“Em cima” é o antônimo de “embaixo”. Usa-se a escrita separada quando ela possui a função de locução adverbial de lugar. Dessa forma, quando a sentença estiver informando a posição de algum objeto, deve-se usar “em cima”. Por exemplo:
- O livro está em cima da mesa = O livro está embaixo da mesa.
Para lembrar, há uma dica super prática! Com os dedos da mão, faça o símbolo de “V” da vitória. A ponta dos dedos ficam em cima e estão separados; enquanto o início dos dedos ficam embaixo, juntos. É uma forma simples de lembrar como usar a expressão em que está aprendendo, assim, você sabe qual está correta.
Veja aqui quando usar a letra maiúscula ou minúscula corretamente!
Significado de “encima”
Lembrando que a grafia “emcima”, escrita com “M” e junta é errada. Em alguns casos, a língua portuguesa aceita a versão “encima”, com “n”. É pouco usada na fala e vem do verbo “encimar”, que significa colocar sobre alguma coisa, como sinônimo de elevar ou coroar.
Tal termo é conjugado de duas formas: na 3ª pessoa do singular do indicativo e também na 2ª pessoa do singular do imperativo.
Para ficar mais claro, veja alguns exemplos com o verbo “encima”:
- Essa árvore encima o monte;
- A coroa encima a cabeça da princesa.