Você já se perguntou como suas células obtêm os nutrientes de que precisam para sobreviver? Ou como eles transportam os resíduos para fora da célula? A resposta é a endocitose, um processo pelo qual as células absorvem moléculas e outras substâncias de seu ambiente.
A endocitose é uma forma de transporte ativo
A endocitose é um tipo de transporte ativo, ou seja, um movimento de substâncias através das membranas celulares, o que requer energia. A endocitose é tipicamente usada para absorver grandes moléculas em uma célula, engolindo-as e incorporando-as dentro da célula.
Na endocitose, os nutrientes são absorvidos através da ingestão: pense no alimento na boca que desce pela garganta e entra no seu estômago. Ele também ajuda a regular coisas que são grandes demais para uma simples difusão (como oxigênio), ou quando não há nutrientes suficientes disponíveis para uma difusão passiva (como bactérias).
Função da endocitose
Este processo é importante porque permite que as células absorvam nutrientes do ambiente ao seu redor e as ajuda a interagir com outras células. Se você já viu uma célula crescer, dividir ou se infectar com um vírus, então você já testemunhou a endocitose em ação.
Tipos de endocitose
Veja, a seguir, os 3 tipos de endocitose:
Fagocitose
A fagocitose é um processo pelo qual as células absorvem partículas sólidas, ou seja, a célula usa sua própria membrana para envolver e digerir partículas de alimentos. É uma parte importante do sistema imunológico e é utilizada pelas células para ingerir grandes partículas, tais como poeira, pólen e bactérias.
Pinocitose
A pinocitose é uma forma de endocitose onde a membrana celular invade e forma um pequeno saco que envolve o material a ser internalizado. A pinocitose é utilizada pelas células para internalizar nutrientes, patógenos e produtos residuais.
Endocitose mediada pelo receptor (RME)
A endocitose mediada por receptores (RME) é o tipo mais comum de endocitose. Ocorre quando uma célula engole uma partícula com a ajuda de um receptor de proteína em sua superfície. A partícula é internalizada em uma vesícula intracelular, que se funde com outras vesículas e/ou lisossomos para formar um vacúolo maior (endossomo).
Você também pode gostar de ler:
Gametogênese: entenda o processo de formação dos gametas