A epistemologia é uma área da disciplina de filosofia que aborda o conhecimento. Certamente, você já deve ter ouvido falar da Teoria do Conhecimento. Pois é, esse é uma termo para designar exatamente a epistemologia – palavra que vem do grego, mais propriamente dito, episteme.
O estudo é baseado na formação do conhecimento para determinar a diferença entre a ciência e o senso do ser humano. Ou seja, o objetivo é saber a origem do saber – se lógica ou não.
Contudo, é importante salientar que a ciência, é um termo muito usado em estudos de biologia, química e sociologia, também. Desse modo, pode-se designar a ética e o senso como uma questão moral.
Para que serve a Epistemologia?
Tudo começou com os filósofos pré-socráticos, Platão, Aristóteles e Sócrates, que iniciaram as discussões sobre alguns temas. Cada um deles criou uma estratégia para explicar assuntos com base em mitos para conseguir chegar a uma conclusão mais óbvia.
Foi a partir da Idade Moderna que a epistemologia ganhou mais evidência, por isso, os filósofos tinham como foco principal a diferenciação entre ciência e senso comum.
O que é senso comum? É tudo aquilo que não se pode provar cientificamente, ou seja, que não existe um argumento que prove que algo realmente seja verdade. Um exemplo é a dor de cabeça simples, a qual não existe um exame que se possa fazer para afirmar cientificamente que a dor realmente está ali. É o senso comum da pessoa que afirma isso.
No entanto, se a dor de cabeça acompanha sinais típicos de um AVC, então é diferente, pois, cientificamente, é comprovado que aqueles sintomas têm relação com a doença.
De acordo com Jean Piaget – psicólogo suíço -, existe a epistemologia genética, que faz parte da vida de todo o ser humano e que, inclusive, passa por 4 fases até atingir o conhecimento. São elas:
- Sensorial – período que vai dos 0 aos 2 anos, em que a criança adquire conhecimento por estímulos interiores e exteriores;
- Pré-operatória – dos 3 aos 5 anos, quando as crianças começam a desenvolver a fala e também a imaginar as coisas como se fosse um conto de fadas;
- Operatório completo – dos 6 aos 12 anos, fase em que já se começa a aprender coisas concretas, como fazer cálculos, ler e escrever;
- Operatória abstrata – dos 13 aos 16 anos, em que o adolescente deve aprender coisas abstratas, como fraternidade, paz, amor e outras coisas.
Para o psicólogo, cada pessoa possui um ritmo de aprendizagem, mas isso não quer dizer que todas conseguem chegar à última fase. O conhecimento pode ser algo natural e, quando criança, as fases do aprendizado podem ser percebidas facilmente.
Por exemplo, para uma criança de 1 ano, que está na fase sensorial, um jogo de quebra-cabeça pode ser apenas peças de empilhar; em contrapartida, para uma criança de 5 anos, em fase pré-operatória, esse mesmo jogo terá um novo significado, em que ela terá curiosidade de saber como montar de forma correta.
Essa curiosidade é caracterizada pelo psicólogo por duas fases, a assimilação – na qual as crianças fazem testes dos brinquedos – e a acomodação – quando a criança encontra uma nova forma de brincar, após entender a utilização básica do brinquedo.
Ou seja, na epistemologia genética, isso é chamado de transferência de conhecimento e habilidades para outras áreas.
Principal objeto do estudo da epistemologia
Pelo conceito, a epistemologia é uma área da filosofia que estuda o conhecimento humano. Mas, de forma geral, é muito vago, por isso, muitas pessoas não sabem o que essa área significa.
Para entender de fato sobre a epistemologia, é necessário compreender quais são os problemas centrais tratados por essa ciência. Confira:
1- Problema da definição do conhecimento
Entender o significado de conhecimento é o fator que diferencia o “saber algo sobre algum assunto de “apenas ter uma opinião a respeito de um tema”.
2- Problema das fontes do conhecimento
Todo o conhecimento tem uma origem, ou seja, uma fonte. Aqui entra a curiosidade de saber quais as fontes do conhecimento são confiáveis e quando podemos usá-las.
3- Problema da possibilidade e dos limites do conhecimento
Conhecer a realidade sobre um determinado assunto e quais são os limites do nosso conhecimento a respeito disso.
Na epistemologia, saber sobre a realidade ou crença é extremamente importante, pois ela se preocupa com o que acreditamos – isso também inclui tudo aquilo que aceitamos como verdade.