Excreção de Medicamentos: como o corpo elimina os fármacos?

As principais vias de excreção de medicamentos são os rins e o trato gastrointestinal. Os rins são responsáveis por cerca de 90% da excreção de drogas, com menos de 10% sendo excretados na bílis.

Entenda o que são fármacos

Excreção de Medicamentos: como o corpo elimina os fármacos
Excreção de Medicamentos: como o corpo elimina os fármacos

Antes de falarmos a maneira que os fármacos (ou medicamentos) são excretados do organismo, é importante entender o que são os fármacos. Eles são uma ampla categoria de substâncias que podem ser usadas para muitos propósitos diferentes.

No entanto, os efeitos variam muito e dependem do tipo de medicamento, de sua dosagem e de como ela é tomada. Eles podem ser prescritos ou de venda livre.

O que é excreção de medicamentos?

A excreção é um processo vital para todos os organismos vivos, mas é especialmente importante nos seres humanos. A excreção de medicamentos é o processo pelo qual os fármacos são removidos do corpo. Quando você toma medicamentos para uma enfermidade ou doença e depois a metaboliza naturalmente, isto é considerado excreção de fármacos (ou medicamentos).

A maioria das drogas é excretada na urina ou na bílis, mas algumas podem ser removidas através do suor, saliva ou leite materno. Algumas drogas também são excretadas diretamente nos folículos capilares.

Como acontece a excreção dos medicamentos?

Quando tomamos um medicamento, ele é absorvido na corrente sanguínea. O fármaco então viaja ao redor do corpo e para dentro das células. Depois de um tempo, parte dele deixa o corpo através do que se chama “órgãos excretores de drogas”. Estes incluem as glândulas sudoríparas, glândulas salivares e o revestimento do intestino.

No entanto, existem duas vias principais para remover os fármacos do organismo: os rins e o trato gastrointestinal. No caso dos rins, eles são responsáveis pela remoção de drogas do sangue por filtração e excreção das mesmas na urina. Já o trato gastrointestinal também pode remover algumas drogas absorvendo-as em seu revestimento, porém, este processo é muitas vezes lento e ineficiente.

A excreção de drogas é importante porque ajuda a livrar o corpo de substâncias indesejáveis que podem se acumular com o tempo. Isso também significa que se alguém testar essas drogas em suas amostras de urina ou sangue, pode não as ter tomado recentemente o suficiente para serem detectadas no corpo.

Você também pode gostar de ler:
Hemoglobina: o que é? O que significa ela estar “alta” ou “baixa”?

Deixe um comentário