O clima de uma dada região é caracterizado a partir de uma observação e mensuração do padrão de seus elementos climáticos (temperatura, umidade do ar e a pressão atmosférica), esses elementos são diretamente influenciados pelos fatores climáticos.
Os fatores climáticos são condições que irão interferir diretamente o clima. Os principais fatores são: latitude, altitude, correntes marítimas, massas de ar, relevo, maritimidade e continentalidade.
Principais fatores climáticos
Os fatores climáticos possuem grande importância na constituição de um clima de uma dada região, sendo uma das principais influências dos elementos climáticos no meio.
Conheça a seguir os detalhes de cada um deles!
Massas de ar
As massas de ar são um sistema atmosférico que funciona a partir das áreas de alta e baixa pressão atmosférica.
Existem vários tipos de massas de ar; no Brasil, temos a atuação de cinco delas, as quais se diferenciam a partir de suas localizações de origem. São elas: Massa Equatorial Atlântica (mEa), Massa Equatorial Continental (mEc), Massa Tropical Atlântica (mTa) , Massa Tropical Continental (mTc) e Massa polar Atlântica (mPa).
Altitude
À medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui “cerca de 1ºC em média a cada 180 metros” (MORAES, 2003). Assim, locais mais elevados possuem temperaturas menores.
Latitude
A latitude também interfere: quanto menor a latitude, ou seja, mais próximo a linha do equador, maiores serão as temperaturas; em contrapartida, quanto maior a latitude, os climas tendem a ser mais frios.
Relevo
O relevo pode formar corredores, como por exemplo em áreas de planícies situadas em meio a cordilheiras, facilitando a passagem de massa de ar, ou seja, ele pode formar ou não barreiras holográficas.
Maritimidade e continentalidade
Induzem a umidade e a temperatura de uma dada região. São caracterizadas pela influência dos oceanos, sendo o mar um regulador térmico, o qual possui a capacidade de ganhar e perder calor mais lentamente, possuindo assim menor amplitude térmica
Amplitude térmica corresponde à diferença entre a temperatura máxima e mínima durante um período de tempo. Assim, a Maritimidade é quando a local está perto do oceano, fazendo com que sua amplitude térmica seja menor; consequentemente, a continentalidade se caracteriza por estar longe dos oceanos, caracterizando-se por uma amplitude térmica maior.
Leia também
Maritimidade e Continentalidade: entenda as diferenças
Correntes marítimas
Basicamente, constitui-se como o fluxo contínuo das águas no oceano, sendo um importante fator que influencia a temperatura de todo mundo, pois, como dito acima, o mar é um importante regulador térmico.
Referências bibliográficas
MORAES, Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil. Harbra, 2003.
TEIXEIRA, Wilson et al. Decifrando a terra. Companhia Editora Nacional, 2009.
COHEN. M.. Elementos de Climatologia. Gestão Hídrica e Ambiental. Disponível em <https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/350570/mod_resource/content/1/Elementos%20de%20Climatologia.pdf> Acessado em 17/10/2022 às 15h30