Franklin Roosevelt foi um famoso e importante político norte-americano, membro do Partido Democrata. Foi presidente dos Estados Unidos entre 1933 e 1945, sendo o presidente mais longevo da história do país.
Primo distante do também presidente Theodore Roosevelt, ocupou a presidência dos Estados Unidos em um dos períodos mais conturbados da história norte-americana, passando pela Grande Depressão de 1929 e por uma parte da Segunda Guerra Mundial.
Nascimento e juventude de Franklin Roosevelt
Oriundo de uma das famílias mais ricas do estado de Nova York, de origem holandesa, Franklin Delano Roosevelt nasceu em Hyde Park, Nova York, em 30 de janeiro de 1882. Theodore Roosevelt, presidente dos Estados Unidos de 1901 a 1909, era seu primo de quinto grau.
Por conta de sua origem, teve uma educação esmerada. Formou-se pela Universidade Harvard, em 1904, e em Direito pela Columbia, em 1908. Três anos antes, casou-se com sua prima Anna Eleanor, com quem teve seis filhos.
Início da carreira
Com apenas 24 anos, tornou-se subsecretário da Marinha norte-americana, cargo que ocupou até 1921. Nesse mesmo ano, foi diagnosticado com poliomielite, doença que o deixou com grande dificuldade de locomoção. Apesar disso, raramente era visto de cadeira de rodas em público.
Em 1928, foi eleito Governador do Estado de Nova York, encerrando seu mandato com ampla aprovação. Agora Roosevelt estava pronto para voos mais altos.
Roosevelt como presidente
Nas eleições presidenciais de 1932, Roosevelt concorreu com o então presidente Herbert Hoover, que tentava a reeleição. A vitória veio por uma margem pequena, apesar da grande desaprovação ao governo de Hoover.
O primeiro desafio de Roosevelt como presidente era enorme: tirar o país de sua pior recessão econômica.
A grande depressão
Em 1933, os Estados Unidos viviam um caos econômico. A quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, motivada, entre outros fatores, pela superprodução industrial e agrícola, pela alta concessão de crédito e pela especulação financeira, levou o país a viver a chamada Grande Depressão.
Desemprego altíssimo, empresas e bancos falindo e forte queda do PIB. Esse foi o cenário que Roosevelt encontrou.
O New Deal
Assim que iniciou seu mandato, Roosevelt trabalhou, juntamente com o congresso americano, em um grande plano para reverter a situação econômica do país. Tendo como base as teorias econômicas de John Maynard Keynes, foi criado o New Deal.
Entre as medidas tomadas estavam:
- Geração de empregos pelo investimento em obras públicas;
- Destruição dos estoques de gêneros agrícolas e industriais, para conter a queda dos preços;
- Fixação de um salário mínimo;
- Diminuição da jornada de trabalho;
- Criação de seguro-desemprego e seguro-aposentadoria.
O projeto consistia, também, na criação de uma série de agências reguladoras e leis, como a Lei de Seguridade Social.
O impacto que o New Deal causou na economia norte-americana foi positivo, conseguindo uma melhora gradual e retirando o país da depressão. Isso foi o suficiente para que Roosevelt fosse se reeleger em 1936. Apesar disso, a economia norte-americana só se normalizou totalmente com o início da Segunda Guerra Mundial.
Segunda Guerra Mundial
Em 1939, estoura, na Europa, aquela que é considerada o maior conflito bélico da história: A Segunda Guerra Mundial. A princípio, os Estados Unidos optaram pela neutralidade, embora desde 1936 apoiassem, diplomaticamente, o Reino Unido.
Com o desenrolar da guerra, os norte-americanos se viram obrigados a mudar seu posicionamento. Se a princípio o apoio era político, em um dado momento passou a ser financeiro, e, por fim, o país passou a fornecer equipamentos e suprimentos para os aliados.
Em 7 de dezembro de 1941, a base naval de Pearl Harbour, no Havaí, foi atacada pelo Japão. Vários navios foram afundados e muitos marinheiros morreram. No dia seguinte, Roosevelt, já no seu terceiro mandato, declarou guerra ao Japão. Por conta do Pacto Tripartite, assinado um ano antes, alemães e italianos declararam guerra aos Estados Unidos. Agora, os norte-americanos haviam mergulhado de vez no conflito.
Morte
Com Roosevelt à frente, os Estados Unidos assumiram a liderança do conflito, que, a partir do final de 1943, começou a pender para o lado dos aliados. Em fevereiro de 1945, com a guerra se aproximando do fim, Roosevelt se encontra com Winston Churchill (1º Ministro inglês) e Josef Stalin (líder da Rússia) na Conferência de Yalta, na qual são discutidas questões para o pós-guerra, tais como a caça aos criminosos e a ocupação da Alemanha.
Roosevelt trabalhou incessantemente pela vitória dos aliados e o fim do conflito, mas não chegou a comemorar a vitória. No dia 12 de abril de 1945, vítima de um derrame cerebral, falece.