Galileu Galilei – 5 contribuições científicas que você precisa conhecer!

A transição entre a Idade Média e a Idade Moderna foi marcada por diversas contribuições na Ciência – com destaque para a Física e a Astronomia – que constituem os pilares da Ciência Moderna.

Galileu Galilei (1564-1642) foi um dos cientistas mais influentes desse período, responsável por descobertas, invenções e teorias essenciais na construção do conhecimento científico.

Nesta matéria especial do Gestão Educacional, destacamos 5 contribuições de Galileu para a Ciência!

5 – O Pai do Método Científico 

Presente em toda aula de Física Experimental e em diversos campos da Ciência além da Física, como a Biologia e a Medicina, o Método Científico foi uma das contribuições mais revolucionárias de Galileu.

Aliando essencialmente observação, formulação de hipóteses e experimentação, Galileu estabeleceu um modelo de estudo eficiente utilizado até hoje. 

 4 – O primeiro Telescópio 

Galileu foi o precursor no desenvolvimento do Telescópio Refrator (conhecido também como Luneta ou Telescópio de Galileu), cujos instrumentos eram capazes de gerar uma ampliação de três até trinta vezes o tamanho do objeto observado.

Hoje, diversos observatórios astronômicos ainda utilizam este tipo de telescópio, como o Observatório Nacional, onde está localizado o maior Telescópio Refrator do Brasil. 

Luneta 46 - Propriedade do Observatório Nacional (Imagem: Reprodução/Gov.br)
Luneta 46 – Propriedade do Observatório Nacional (Imagem: Reprodução/Gov.br)

3 – A Topografia da Lua  

Utilizando o seu próprio telescópio, Galileu foi o primeiro astrônomo a sugerir que as manchas vistas na superfície da Lua são crateras e montanhas, realizando ainda cálculos de larguras e profundidades dos acidentes geográficos lunares, encerrando o mito de que a Lua era um objeto imaculado, divino e sem imperfeições. 

2 – Observação das Fases de Vênus 

Observando o planeta Vênus, Galileu percebeu que o planeta, assim como a Lua, possui fases, ou seja, apresenta porções mais ou menos iluminadas em determinados períodos.

Tal evidência foi determinante em sua defesa ao Heliocentrismo de Nicolau Copérnico (1473-1543), uma vez que as Fases de Vênus só são possíveis se o planeta orbitar o Sol.  

1 – As misteriosas Luas de Júpiter 

Ao apontar o seu telescópio para Júpiter, Galileu observou objetos – que ele supunha que eram estrelas – com órbitas estranhas. Com base nos seus registros, Galileu percebeu que, em determinados períodos, essas “estrelas” eram ocultadas pelo grande planeta, e constatou que se tratavam de satélites naturais de Júpiter. 

Registro de Galileu das Luas de Júpiter (Imagem: Reprodução/Planetário do Rio de Janeiro)
Registro de Galileu das Luas de Júpiter (Imagem: Reprodução/Planetário do Rio de Janeiro)

Últimos anos de Galileu

No final de sua vida, Galileu foi condenado pela Inquisição a cumprir prisão domiciliar pelo crime de heresia devido às teorias científicas que desenvolvia e defendia, consideradas polêmicas e contrárias às doutrinas da Igreja Católica.

A prisão domiciliar foi um alívio na condenação de Galileu, pois o crime de heresia era passível de pena de morte, mas ele decidiu se retratar perante o tribunal. 

Para conhecer um pouco mais sobre a vida e a relevância histórico-científica de Galileu Galilei, recomendamos que clique aqui para ler nossa matéria completa sobre sua biografia.

Você também pode gostar de ler:
Quem foi perseguido pela Santa Inquisição na Idade Média?

Quem foi perseguido pela Santa Inquisição na Idade Média?

Referências 

HAWKING, S. Uma Breve História do Tempo. Tradução de Cássio Leite. 1a ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015. 256p. 

Galileo and astronomy. Royal Museums Greenwich. Disponível em: <https://www.rmg.co.uk/stories/topics/what-did-galileo-discover> Acesso em 23 de novembro de 2022. 

Observatório Nacional recebe visitantes no evento Turismo Cultural. gov.br. Disponível em: <https://www.gov.br/observatorio/pt-br/assuntos/noticias/turismo-cultural> Acesso em 23 de novembro de 2022. 

Deixe um comentário