A gravidez de gêmeos idênticos não é muito comum. Ela ocorre quando um ovo se divide em dois fetos. Os gêmeos idênticos têm exatamente o mesmo DNA, ou seja, isso significa que eles são geneticamente iguais.
Gêmeos idênticos têm os mesmos cromossomos
Quando você pensa em um par de gêmeos idênticos, você provavelmente imagina duas pessoas que parecem exatamente iguais. Mas há mais do que isso. O primeiro passo para entender gêmeos idênticos é saber o que os torna diferentes dos outros irmãos: além de nascerem ao mesmo tempo, eles têm exatamente a mesma composição genética.
Em outras palavras, o DNA deles é exatamente o mesmo. Isto significa que quaisquer mutações (mudanças) em seus cromossomos também são compartilhadas pelos dois membros do par de gêmeos.
Neste aspecto, gêmeos idênticos são únicos entre os irmãos, pois são garantidos não apenas a aparência, mas também certos traços, independentemente de esses traços realmente parecerem fisicamente ou não. Mas, e além disso? Eles sempre terão também impressões digitais iguais.
Probabilidade para gestação de gêmeos idênticos
Os gêmeos de aparência idêntica, sejam eles do sexo masculino ou feminino, são sempre monozigóticos. A chance de ter gêmeos idênticos é de cerca de 1 em cada 100 gestações. Com concepção espontânea é mais provável do que com métodos de reprodução assistida como FIV (Fertilização In Vitro), onde as chances podem ser tão baixas quanto 1 em 200.
A fertilização monozigótica acontece de duas maneiras
- Após o embrião já ter começado a se dividir em duas partes (chamadas gêmeos dizigóticos ou gêmeos fraternais) – diz-se que a geminação monozigótica ocorre quando o segundo embrião começa a se dividir novamente após ter começado a se dividir em duas células. Isto pode acontecer se não houver espaço suficiente no útero para ambos os embriões, ou se alguns dos óvulos de sua mãe se dividirem após a fertilização.
- Quando um óvulo não fertilizado se divide em dois zigotos idênticos (zigoto = óvulo fertilizado).
Principais características compartilhadas pelos gêmeos idênticos
- genes
- cromossomos
- Impressões digitais
- tipo sanguíneo (A, B, AB ou O)
- cor dos olhos (azul ou marrom)
- cor do cabelo (loiro, moreno).
Referências
Genética Básica. v.1 / Blanche C. Bitner-Mathé. – 2.ed. – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.
Você também pode gostar de ler:
7 problemas genéticos mais comuns do mundo — e como identificá-los!
7 problemas genéticos mais comuns do mundo — e como identificá-los!