No estudo da genética, os conceitos de genes dominantes e recessivos, provavelmente, são um dos mais antigos. Eles datam dos trabalhos de Mendel, que estudou a hereditariedade das características de ervilhas, sendo usados até hoje, apesar de sabermos que nem sempre esses conceitos se empregam perfeitamente na transmissão de características hereditárias.
É muito comum encontrarmos pessoas com olhos claros, cujos pais possuem olhos escuros, certo? Isso se deve à transmissão dos genes que podem ser dominantes ou recessivos.
Pessoas de olhos claros, têm dois genes recessivos, advindos do pai e da mãe. Os pais, apesar de possuírem olhos escuros, apresentam um gene dominante e um recessivo.
O que são genes dominantes e recessivos?
Genes são pedaços do DNA, molécula que determina nossas características. Assim, possuímos genes que definem cor da pele, do cabelo, tipo de lábio e muitos outros caracteres.
Esses genes podem ser do tipo dominante ou recessivo, e estão sempre em pares na maioria dos seres vivos, sendo um proveniente da mãe e um do pai.
Genes dominantes são aqueles que, mesmo advindos apenas de um dos progenitores (pais), determinam uma característica.
Por outro lado, genes recessivos apenas se expressam se presentes em dose dupla, ou seja, hereditário do pai e da mãe. Assim, na presença de um gene dominante, eles não se expressam.
Composição
Características
Confira, abaixo, algumas características (fenótipos), em humanos, determinadas por genes dominantes ou recessivos:
Genes dominantes:
- Lobo da orelha deslocado;
- Lábios grossos;
- Cabelo escuro;
- Olhos escuros;
- Polegar curvado.
Genes recessivos:
- Lobo da orelha colado;
- Lábios finos;
- Cabelo louro;
- Cabelo ruivo;
- Olhos claros.
Outras informações
Há algumas doenças que ocorrem em seres humanos que são causadas pela presença de genes dominantes, ou seja, mesmo que apenas um dos pais apresente a anomalia, os filhos também terão.
É o caso da Polidactilia e da Doença de von Hippel, por exemplo. A polidactilia é a presença de mais de cinco dedos nas mãos ou nos pés. Já a Doença de von Hippel é caracterizada pela presença de nódulos (ou angiomas) em regiões do corpo que possuem muitos vasos sanguíneos.
Há, também, doenças provocadas por genes recessivos, ou seja, só se expressam se o pai e a mãe tiverem transmitido o mesmo gene causador. Dentre elas estão o daltonismo, quando a pessoa não é capaz de reconhecer todas as cores apropriadamente, e o albinismo, quando há disfunção na codificação de enzimas produtoras de melanina, proteína responsável pela produção de cor de pele, olho e cabelo.
[CONFIRA TAMBÉM: HOMOZIGOTO E HETEROZIGOTO – O QUE SÃO?]
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito dos genes dominantes e recessivos, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.