A genética mendeliana é o estudo dos genes e seus efeitos sobre os organismos. A ideia central por trás da genética Mendeliana é que todos os traços são controlados por genes hereditários, o que significa que eles podem ser herdados dos pais para os descendentes.
O que é genética mendeliana?
A genética mendeliana é o estudo dos traços dos organismos e de como eles são herdados, ou seja, é o estudo dos traços passados dos pais para os filhos. É frequentemente usada como uma estrutura para explicar muitos aspectos da biologia.
Na genética mendeliana, você começa com dois indivíduos e faz perguntas sobre suas características: “O que são eles?”, “Como diferem?”, etc. Você então usa os dados coletados desses indivíduos (chamados pares pais-filho) para fazer previsões sobre o que acontecerá quando novas gerações se formarem entre eles.
Como os genes determinam as características hereditárias?
Os genes determinam muitas características que herdamos, incluindo inteligência, cor dos olhos e tipo de corpo. Embora os genes não sejam o único fator envolvido em uma determinada característica ou tendência, eles estão fortemente ligados a ela. Há milhares de genes que controlam os traços, incluindo o tipo de sangue e a cor dos olhos, que determinam a aparência física de uma pessoa.
Entretanto, como os genes são transmitidos de pais para filhos através do DNA, a aparência não muda com o tempo. A maioria das pessoas tem uma combinação de genes de cada um dos pais que se combinam para compor seus próprios traços únicos.
A forma como um gene funciona é afetando a composição genética de nosso corpo e como reagimos a diferentes condições médicas. Alguns genes têm maior chance de serem herdados de nossos pais, enquanto outros têm menos chance. Por exemplo, se seu pai tem colesterol alto e sua mãe não o tem, há uma chance de que você não tenha colesterol alto do seu pai. Isto é porque você tem apenas metade dos genes dele.
Composição genética
A composição genética de uma pessoa é determinada pelas sequências de genes contidas em cada um de seus cromossomos. O DNA é composto de três partes diferentes:
1) os cromossomos, que armazenam informações hereditárias;
2) os nucleotídeos que compõem as cadeias de DNA;
3) as enzimas que funcionam como mãos (chamadas “máquinas moleculares”) para ler, copiar e transmitir informações genéticas contidas nas moléculas de DNA.