A hemoglobina é uma proteína dos glóbulos vermelhos do sangue que transporta oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. É no hemograma completo que a dosagem da hemoglobina é medida.
Função da Hemoglobina
A hemoglobina é uma proteína dos glóbulos vermelhos do sangue que transporta oxigênio dos pulmões para o resto do corpo.
Contudo, quanto mais hemoglobina, mais oxigênio pode ser fornecido aos tecidos. Isto pode ser medido como uma saturação de 100% (ou 1,0). Sendo assim, quanto menor for sua contagem de hemoglobina, menos oxigênio você terá disponível para o fornecimento em todo o seu corpo.
Estrutura da hemoglobina
A hemoglobina é uma proteína complexa encontrada nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) do sangue dos vertebrados, responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo. Sua estrutura é composta por quatro subunidades, cada uma contendo uma molécula de heme.
O heme é uma porfirina contendo ferro, sendo a parte da molécula responsável por se ligar ao oxigênio. Cada subunidade da hemoglobina consiste em uma cadeia polipeptídica chamada de globina, que pode ser do tipo alfa (α) ou beta (β), dependendo do tipo de hemoglobina.
Em humanos adultos, existem duas cadeias alfa e duas cadeias beta, totalizando quatro subunidades. A estrutura primária da globina é uma sequência específica de aminoácidos. Por ligações covalentes, as subunidades de globina se unem formando uma estrutura quaternária, na qual as cadeias alfa e beta se entrelaçam.
Essa estrutura globular permite que a hemoglobina assuma uma forma funcional. Cada subunidade de globina possui um sítio de ligação para o grupo heme, que contém um átomo de ferro. O ferro é capaz de se ligar reversivelmente ao oxigênio, formando uma ligação conhecida como complexo de oxihemoglobina.
Quando o oxigênio se liga à hemoglobina nos pulmões, ela se torna oxigenada e adquire uma cor vermelho-brilhante. A estrutura tridimensional da hemoglobina é altamente especializada para facilitar o transporte de oxigênio.
Ela é capaz de se alterar quando se liga ao oxigênio em áreas específicas, promovendo a ligação e liberação eficiente do oxigênio nos tecidos, onde a concentração de oxigênio é menor.
Como a hemoglobina é medida?
A hemoglobina é medida como parte de um hemograma completo. O hemograma é um teste que mede o número de células em seu sangue, incluindo glóbulos vermelhos e brancos.
Seu médico pode solicitar este exame se você tiver sintomas como falta de ar, fraqueza ou vertigem. Uma faixa de hemoglobina normal é geralmente definida como 11 a 18 gramas de hemoglobina por decilitro (g/dL) para homens e 11 a 16 g/dL para mulheres.
Ter hemoglobina alta significa haver mais hemácias no sangue do que o normal. Ter hemoglobina baixa significa haver menos eritrócitos no sangue que o normal.
O que significa ter hemoglobina alta
Se seu nível de hemoglobina for superior ao normal, isso significa que você tem mais glóbulos vermelhos no seu corpo do que o esperado.
Seu corpo está produzindo EPO (eritropoietina) demais em resposta a exercícios extenuantes, assim como certos tipos de tumores que afetam a produção de medula óssea — altos níveis de EPO fazem com que os glóbulos vermelhos se multipliquem rapidamente, aumentando sua quantidade em circulação.
O que significa ter hemoglobina baixa
A queda da hemoglobina é causada por anemia, sangramento, problemas de medula óssea, problemas renais ou tratamento de câncer como quimioterapia ou radioterapia.
A anemia é a causa mais comum de baixos níveis de hemoglobina em adultos que não são mulheres grávidas; outras causas incluem períodos menstruais pesados e perda de sangue devido à tosse excessiva (como em fumantes com bronquite crônica).
Com o tratamento adequado, os níveis de hemoglobina podem frequentemente retornar a um nível normal
Se você tiver um baixo nível de hemoglobina, seu médico provavelmente recomendará que você tome suplementos de ferro.
Alimentos ricos em ferro reabastecem facilmente o ferro, uma parte essencial da hemoglobina. Mas caso haja a necessidade de diminuir os glóbulos vermelhos, o médico pode prescrever medicamentos que diminuam essa contagem.
Distúrbios relacionados a hemoglobina
- Anemia falciforme: é de origem genética e hereditária. Esse distúrbio se caracteriza quando as células vermelhas do sangue (as hemoglobinas) sofrem uma mutação em sua cadeia, assumindo a forma de uma foice. Essa deformação celular bloqueia os vasos sanguíneos, causando dor intensa, danos aos órgãos e anemia crônica;
- Talassemia: esse distúrbio se apresenta quando as cadeias de hemoglobinas são produzidas desordenadamente. O que causa uma queda na produção de hemoglobinas e, consequentemente, levando à anemia.
FAILACE, R. Hemograma: Manual de interpretação, 4ª edição. Porto Alegre: ArtMed, 2003.
HOFFBRAND, A. V. Fundamentos em Hematologia, 6ª edição. Porto Alegre: ArtMed, 2013.