Palavras com sonoridade e grafia semelhantes sempre causam dúvida sobre qual seria a forma correta a ser adotada, principalmente na escrita, no intuito de evitar erros gramaticais e ortográficos.
Essa preocupação é comum com as palavras história e estória, que são encontradas com facilidade atualmente, mas são extremamente controversas. A razão disso é que há dicionários que aceitam ambos os termos, enquanto existem outros que pregam o uso de somente um.
O VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), da Academia Brasileira de Letras, aceita o uso das duas palavras normalmente. Já o tradicional dicionário Houaiss prega a utilização de história, somente.
Afinal, o que é história e estória, quais as diferenças entra cada uma dessas palavras e como utilizar esses termos? A seguir, esclarecemos essas informações, além de apresentar um teste para fixar seu conhecimento. Confira e aprenda, só aqui no Gestão Educacional!
Significado de História
Trata-se de um termo utilizado para designar qualquer tipo história, seja a factual (como a história do Brasil, o nazismo ou as guerras mundiais) ou ficcional (literária, por exemplo).
Curiosamente, antigamente a palavra era empregada somente para casos factuais. Com o desuso de estória, o termo história assumiu outros significados, tornando-se mais amplo. Veja, a seguir, aplicações em frases:
- A escravidão existiu durante um longo período da história do Brasil;
- A Segunda Guerra Mundial é um dos fatos mais marcantes da história da Europa;
- A história do livro de Machado de Assis é fascinante;
- A história infantil de Monteiro Lobato conquistou o país;
- Será lançado um livro com histórias inéditas sobre Madonna.
Significado de Estória
Estória é um termo antigo e em desuso, que se refere a narrativas populares ficcionais, ou seja, que não são verdadeiras. Também está diretamente ligado ao mundo literário, tanto que aparece no título de uma das obras de Guimarães Rosa, o livro Primeiras Estórias, que reúne 21 contos.
Por isso, é comum encontrar o termo estória em frases que remetem a essas narrativas populares e obras literárias, mas não em enunciados que fazem menção à história factual. Isto fica claro nos exemplos a seguir:
- A mãe leu uma estória para sua filha;
- Os contos de Guimarães Rosa remetem à estória popular do sertão nordestino;
- Meus amigos só contam estórias de pescador;
- A Disney contará novas estórias de Mickey Mouse;
- A estória do filme é linda.
Controversa entre história e estória
Esse é um assunto que sempre rende entre especialistas. Quem defende somente o uso do termo história repete que ele abrange tanto o significado de narração de fatos reais como ficcionais.
Sendo assim, estória seria uma palavra desnecessária. Justamente por isso está em desuso e história é a mais aceita e considerada ideal. Daí a recomendação de utilizá-la preferencialmente.
Teste
- Complete as orações com história e estória, considerando o conteúdo dos enunciados:
- a) Estudou a _____ do Brasil para a prova.
- b) João não consegue compreender a _______ dos Estados Unidos.
- c) Quer ler todas as _______ de terror.
- d) Pretende fazer um curso de contador de ______.
- e) Maria gabaritou a prova de _______.
Respostas
- a) História (remete a fatos reais).
- b) História (remete a fatos reais).
- c) Estória (remete a fatos ficcionais). Lembrando que história também é aceita.
- d) Estória (remete a fatos ficcionais). Lembrando que história também é aceita.
- e) História (remete a fatos reais).