É muito comum ouvirmos a expressão “É culpa dos hormônios!”, quando uma mulher está chorando ou irritada. Apesar de não ser esse sempre o caso, mulheres são muito mais afetadas pelos hormônios do que os homens. Isso porque elas possuem o ciclo menstrual, ou seja, em um mês as taxas de um ou outro hormônio variam enormemente.
Além da reprodução, inúmeras reações metabólicas do nosso organismo são controladas pelo sistema endócrino. Juntamente com o sistema nervoso, o endócrino libera os hormônios que atuam cada qual sobre um órgão alvo.
O que são hormônios?
Hormônios são mensageiros químicos secretados pelas glândulas endócrinas diretamente na corrente sanguínea e atuam modificando reações metabólicas específicas, como o crescimento celular e o controle da frequência cardíaca.
Composição dos hormônios
De acordo com o tipo de síntese, armazenamento, meia vida, forma de transporte sanguíneo e mecanismo de ação, os hormônios são classificados em:
- Peptídeos;
- Esteroides;
- Aminas;
- Eicosanoides.
Como funcionam os hormônios?
As células do tecido-alvo contêm receptores específicos que, ao entrarem em contato com o hormônio, provocam modificações na estrutura das células, levando à reação metabólica.
A secreção dos hormônios pode ser regulada por ciclos, como horário do dia ou período do mês ou feedback, ou seja, de acordo com nível da substância no organismo.
Exemplos de hormônios
Confira quais são e quais as funções dos principais hormônios do corpo humano:
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito dos hormônios, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.