Os hormônios vegetais, ou fitormônios, são essenciais para a sobrevivência e reprodução das plantas, assim como os hormônios encontrados nos animais. Suas funções podem estar relacionadas desde ao crescimento até o florescimento vegetal e às adaptações a condições extremas, como o estresse hídrico ou a dormência das sementes.
Qualquer alteração nestas substâncias pode levar à má-formação ou à morte. Assim, o estudo dos hormônios vegetais é também muito importante para a economia, pois pode influenciar na produtividade agrícola.
O que são hormônios vegetais?
Os hormônios vegetais são substâncias produzidas no organismo da planta e que alteram as reações metabólicas. Diferentemente dos hormônios animais, estas substâncias são menos específicas e podem atuar em diversos tecidos.
O transporte dos hormônios vegetais é realizado pelo xilema e floema, os vasos condutores.
Classificação dos hormônios vegetais
Os hormônios principais são:
- Auxinas;
- Giberelinas;
- Citocininas;
- Etileno;
- Ácido Abscísico.
Auxina
Estimula o crescimento da planta pelo alongamento celular e, em menor proporção, pela divisão celular. Ela atua principalmente sobre o desenvolvimento das raízes e dos vasos condutores de seiva, xilema e floema.
As diferentes partes do corpo vegetal apresentam concentrações distintas deste hormônio, pois revelam diferentes sensibilidades. A sensibilidade de cada órgão é influenciada pela gravidade, intensidade luminosa e dominância apical.
A auxina também atua na formação dos frutos, juntamente com a giberelina, estimulando o desenvolvimento do ovário da flor.
Giberelina
Também faze parte do crescimento vegetal por mitose. Este hormônio atua no processo de floração e na formação dos frutos. Enquanto a auxina é responsável pelo desenvolvimento dos ovários, a giberelina atrai as reservas da planta para armazená-las nos frutos, estocando açúcares que atrairão os animais para fazerem a dispersão das sementes após estes ingerirem o fruto.
Citocininas
Induzem o crescimento vegetal pela mitose. Este hormônio estimula a formação dos tecidos vegetais, principalmente das folhas.
Etileno
É uma substância gasosa responsável pelo amadurecimento dos vegetais.
Quando em baixas temperaturas, sua liberação é inibida. É por isso que, durante o inverno, o amadurecimento dos frutos demora mais tempo.
Este hormônio é produzido em folhas, frutos e flores que se encontram em processo de envelhecimento.
O etileno também atua reduzindo a perda de água pela planta, juntamente com o ácido abscisico. O etileno promove a perda das folhas.
Ácido abscisico (aba)
É o hormônio que ajuda as plantas a sobreviverem quando na ausência de água. Ele atua principalmente sobre o fechamento dos estômatos, a fim de diminuir a transpiração, ou estimular a produção do hormônio etileno.