“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Essa famosa frase é a Lei da conservação da matéria, criada pelo cientista Lavoisier.
Conhecido como o Pai da Química Moderna, Antoine Laurent de Lavoisier nasceu em 1743 em Paris, na França, e faleceu em 1794 no mesmo local, vítima da Revolução Francesa.
Aos 25 anos, foi nomeado membro da Academia Real de Ciências da França, e sua maior contribuição para a sociedade foi a determinação de que o oxigênio participa dos processos de combustão e está presente no ar que respiramos.
Vida pessoal
Nasceu em 1743 na França, filho de um negociante rico. Perdeu os pais muito jovem, mas obteve bons estudos no colégio Mazarin. Mais tarde, seguiu nas áreas de matemática, astronomia, química e física experimental, botânica e geologia, concluindo os estudos na universidade em 1765.
Em 1768, foi nomeado para a Académie de Sciences (Academia Real de Ciências da França) aos 25 anos, devido ao seu trabalho sobre o sistema de iluminação de Paris.
Em 1779, tornou-se coletor de impostos e investidor, enquanto se dedicava a experimentos químicos que trariam grandes resultados para a sociedade.
Entre 1785 e 1787, virou membro da comissão de agricultura e então estudava os problemas agrícolas relacionados à química e à economia. Foi durante esse período que conheceu sua esposa, Marie Anne, que o ajudava com as traduções e os desenhos provenientes de seus experimentos.
Durante a Revolução Francesa, todos os membros da Ferme Générale foram indicados como inimigos do povo, por não terem prestado contas de suas atividades.
O ódio do povo perante à situação levou Lavoisier à guilhotina, em 8 de maio de 1794, apesar do suplício de cientistas europeus aos juízes. A resposta recebida por eles foi “A França não precisa de cientistas”.
Com a morte de Lavoisier, o matemático Lagrange escreveu “Não bastará um século para produzir uma cabeça igual à que se fez cair num segundo”.
Maiores contribuições
No século XVIII, esse cientista demonstrou que a água é uma substância, não um elemento químico, como se pensava. Ele provou que ela era composta por dois elementos, o hidrogênio e o oxigênio.
Além disso, os estudos permitiram que ele descobrisse a função do oxigênio na respiração, oxidação e nas reações químicas, propondo que o oxigênio seria um componente do ar.
Já em 1781, descobriu a participação do elemento no processo de combustão, quando em contato com um elemento inflamável. Em 1783, propôs o nome de hidrogênio, “gerador de água”, em função de sua combustão dar origem à substância.
No começo do século XIX, Lavoisier propôs a Lei de Conservação de Massa, que enunciamos no início deste artigo. Assim, foi descoberto que nada se decompõe, a matéria se transforma.
Ou seja, durante um processo químico, as substâncias se transformam de uma para outra, sem que haja ganho ou perda de matéria. A carga total dos produtos da reação deve ser igual à carga total dos reagentes.
O experimento que deu origem a essa lei foi a pesagem de um metal dentro de um vaso que, em seguida, passou por alta temperatura e nova pesagem.
Ele notou, então, que não houve alteração na massa do metal, apesar de ter sido transformado em um óxido. Lavoisier repetiu esse experimento várias vezes e concluiu o Princípio da Conservação de Massa.
Principais obras e descobertas
Dentre as obras mais famosas do cientista estão:
- Método de Nomenclatura Química (1787) – trabalho que reformulou a terminologia química utilizada na época. Foi elaborado juntamente com outros pesquisadores;
- Tratado Elementar da Química (1789) – aqui ele propõe uma lista de substâncias simples (como luz, calor, oxigênio e hidrogênio);
- A Riqueza Agrícola do Solo da França (1791) – nesta obra, ele estuda um novo meio de taxar as propriedades rurais no país.
Dentre as suas descobertas estão:
- Oxigênio e relação com a combustão e respiração;
- Oxigênio presente na atmosfera;
- Lei da Conservação de Massa.
Curiosidades
O símbolo que está sempre atrelado às obras de Lavoisier é o da balança, pois ele demonstrou que muitas incertezas das interpretações dos experimentos químicos vinham da falta de conhecimento do peso de cada substância utilizada no processo.
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito da biografia de Lavoisier, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.