Seguindo a tradução do termo moluscos, o qual vem do latim “molluscus” e significa mole, podemos esperar que se tratam de animais com o corpo mole.
O filo é composto por milhares de animais invertebrados, sendo um dos maiores quando comparado ao número de espécies. A seguir, conheça todas as características destes animais, aqui no Gestão Educacional!
Características dos moluscos
Os moluscos estão depois dos anelídeos na “escala evolutiva”, e o fato de serem os primeiros animais com um celoma verdadeiro os destaca. Mas, existem outros detalhes importantes sobre eles, como:
1) São animais principalmente marinhos
Embora a maioria deles viva no mar, existem algumas poucas espécies que ficam em água doce ou terra.
2) São celomados
Ainda que possuam uma cavidade pequena, esse é um celoma verdadeiro, que contém órgãos (gônadas e coração).
3) Sistema circulatório aberto
Os moluscos possuem um sistema circulatório aberto, com a presença de algumas “cavidades”, chamadas de hemoceles.
Assim, o sangue bombeado pelo coração, cai nesses espaços, onde ocorrem as trocas sanguíneas.
4) Possuem camada externa cuticular
É uma característica exclusiva de alguns moluscos, os quais possuem uma camada externa, que é semelhante a uma concha, formada por cálcio.
Essa concha divide-se em 3 camadas: perióstraco, prismática e nacarada, sendo que a última é capaz de sintetizar pérolas.
5) Presença de rádula
A rádula também é uma estrutura exclusiva desse filo, fazendo parte do sistema digestório. Tem como principal função raspar rochas e substratos que servirão de alimento.
6) Respiração branquial
Os moluscos contam com um único ou com diversos pares de brânquias. Essas são recobertas por cílios específicos, os quais têm a função de remover dendritos e substâncias que ficam incrustadas.
7) Possui metanefrídeos
A presença de um par de metanefrídeos permite que os moluscos tenham “rins primitivos”, os quais realizam a filtração do sangue e da cavidade pericárdica.
Classificação dos moluscos
O imenso filo dos moluscos se divide em 3 classes principais, que estão descritas, a seguir.
Gastrópodes
Os gastrópodes compõem o maior grupo de moluscos, sendo composto por animais que possuem uma única concha. Os principais representantes são caracóis e caramujos.
Eles são seres que retêm seus alimentos por meio da rádula e realizam digestão externa. Também, são pulmonados, que captam e liberam o ar pelo pneumostômio.
Bivalves
Os bivalves são moluscos que contêm duas conchas e vivem no ambiente marinho. Seus representantes são as ostras e os mariscos.
O trato digestivo é dotado de cílios para que haja a captação do alimento.
Cefalópodes
São os únicos animais que não possuem concha, ou ela existe internamente. Como exemplo da classe, têm-se os polvos e as lulas.
Podem ser considerados os animais mais complexos do filo, devido aos mecanismos de defesa desenvolvidos, como a presença de tentáculos com ventosas para capturar presas.
Importância
Os moluscos, em geral, possuem funções diversas, que podem tanto auxiliar, como prejudicar as atividades humanas. A seguir, destacam-se as principais importâncias de cada uma das classes:
Gastrópodes
Muitos gastrópodes podem ser considerados pragas, pelo fato de destruírem plantações. Ainda, podem disseminar doenças entre animais e humanos, a exemplo da esquistossomose.
Bivalves
Alguns bivalves também podem disseminar doenças, mas, dessa vez, em ambiente marinho, contaminando peixes que seriam comercializados para alimentação.
Cefalópodes
Esses animais desenvolveram um mecanismo importante de fuga de predadores, por meio de uma glândula de tinta. Todas as vezes que se sentem ameaçados, liberam a tinta preta para se “camuflarem”. Essa mesma tinta pode ser aproveitada e comercializada.
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito dos moluscos, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.