A história é recheada de muitas mulheres à frente de seu tempo. Personagens que se destacaram em diferentes áreas. Confira neste artigo, portanto, algumas das mulheres mais poderosas e seus impactos para o Mundo.
Cleópatra (69-30 a.C.)
Cleópatra foi a última rainha do Egito Antigo e é famosa por sua inteligência, habilidade política e beleza. Ela governou sozinha por vários anos e posteriormente se tornou uma das mulheres mais poderosas da época.
Hipátia (370-415)
Hipátia foi uma filósofa e matemática grega. Considerada a primeira mulher da história a fazer uma contribuição significativa para o desenvolvimento da matemática. Também foi conhecida por seus ensinamentos e defendia o uso da razão e da lógica em detrimento da superstição e da religião.
Joana d’Arc (1412-1431)
Foi uma líder militar francesa. Teve papel de destaque na Guerra dos Cem Anos, na luta para expulsar os ingleses da França. Portanto, é considerada uma heroína nacional francesa.
Ada Lovelace (1815-1852)
Ada Lovelace foi uma matemática britânica e primeira programadora da história. Ela trabalhou em conjunto com o inventor Charles Babbage e posteriormente criou o primeiro algoritmo destinado a ser processado por uma máquina.
Marie Curie (1867-1934)
Cientista polonesa-francesa conhecida por suas contribuições para a descoberta dos elementos radioativos polônio e rádio. Ela também foi a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel e a primeira pessoa a ganhar dois Prêmios Nobel em áreas diferentes.
Amelia Earhart (1897 – 1939)
Foi uma aviadora americana famosa por suas conquistas na aviação e por ser uma das primeiras mulheres a pilotar aviões. Ela foi a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico, e também foi a primeira pessoa a voar como passageira em um voo transatlântico. Além disso, ela foi uma defensora dos direitos das mulheres e inspirou muitas outras mulheres a seguirem seus sonhos e alcançarem seus objetivos.
Frida Kahlo (1907-1954)
Frida Kahlo foi uma artista mexicana, com uma arte surrealista. Ela enfrentou muitas dificuldades em sua vida, incluindo um acidente que a deixou com sequelas pelo resto de sua vida, mas continuou a pintar e a ser uma voz importante para a arte feminina.
Rosa Parks (1913- 2005)
Ativista dos direitos civis americana, cuja recusa em ceder seu assento no ônibus a um homem branco se tornou um marco importante na luta contra a segregação racial. Posteriormente, a Suprema Corte dos Estados Unidos declarou que as leis de segregação nos ônibus eram inconstitucionais
Indira Gandhi (1917-1984)
Primeira-ministra da Índia, que liderou o país com mão de ferro durante uma época de grande instabilidade política e social.
Malala Yousafzai (1997 – )
Ativista paquistanesa pelos direitos das mulheres e da educação, que sobreviveu a um ataque do Talibã por defender a educação para meninas.