Networking: por que ele é tão importante para a carreira?

No mundo dos negócios, o networking é uma das habilidades mais importantes que você pode ter. A capacidade de fazer conexões entre pessoas que poderiam não se conhecer de outra forma é inestimável – e também é algo que pode ser aprendido.

O networking constrói relacionamentos e confiança com seus contatos

O trabalho em rede (ou networking) é a construção de relacionamentos e confiança com seus contatos. Quando você trabalha bem em rede, você constrói uma base sólida de contatos que podem levar a grandes oportunidades e ajudar a construir relacionamentos com pessoas que serão úteis ao longo de sua jornada. No entanto, o networking não é apenas para encontrar empregos.

Trata-se também de construir relacionamentos com pessoas que se preocupam com o que é importante para você e querem o melhor para você no seu caminho rumo ao sucesso. Mas isto leva tempo, esforço e consistência. Isso requer paciência! Mas se você estiver disposto a trabalhar em rede, o networking pode ajudar a lançar sua carreira mais rapidamente do que apenas enviar currículos por si mesmo.

O networking é um investimento a longo prazo em você mesmo e em seu futuro

Se você está apenas começando em sua carreira, pode ser tentador pensar em networking como algo que só se aplica a conseguir um emprego ou fazer conexões para o futuro. Mas esta forma de pensar é fundamentalmente imperfeita: o trabalho em rede é a construção de relacionamentos com outras pessoas, e estes relacionamentos melhoram sua vida profissional de forma contínua.

Quando você encontra alguém em um evento ou em uma nova reunião de negócios, se ele trabalha na empresa onde você entrevista ou não, não importa tanto quanto o tipo de impressão que eles têm sobre você quando eles partem. Como você quer que eles falem sobre você? O que eles dirão quando perguntados se há algum jovem funcionário promissor em sua empresa que merece mais responsabilidades? Não há razão para que uma conversa rápida após uma entrevista não deva ser tão valiosa quanto uma entrevista propriamente dita.

O networking agrega valor à vida de outras pessoas

O networking significa agrega valor à vida de outras pessoas. A melhor maneira de fazer isso é ajudando os outros a resolver problemas e fornecendo-lhes recursos, conexões e conhecimentos. Veja algumas dicas:

  • Ajude outras pessoas a resolver um problema: Você pode ajudar outros a resolver problemas compartilhando seu conhecimento e experiência em um tópico sobre o qual você tenha domínio ou vivência. E, você também pode indicá-los na direção de outra pessoa que possa ser capaz de ajudá-los mais do que você pode;
  • Compartilhe recursos: Você pode não ser capaz de ajudar diretamente alguém, mas se você souber onde encontrar informações ou conseguir fazer algo, compartilhe-as.

Você não precisa estar nas empresas “certas” para trabalhar em rede

O trabalho em rede não é apenas para pessoas que trabalham em um determinado campo, ou com interesses similares. Você pode encontrar e se conectar com outras pessoas que não têm absolutamente nada em comum com você (no início), mas que ainda podem agregar valor à sua vida, ajudando-o a alcançar seus objetivos.

Portanto, se você está procurando um emprego que não tem nada a ver com a área em que você trabalha atualmente – ou mesmo com qualquer outro ramo – não se preocupe! Desde que haja alguma conexão entre o que eles fazem e o que você quer, então o trabalho em rede é totalmente possível!

Você nunca saberá se não experimentar diferentes tipos de eventos de networking, festas e clubes pela cidade, por exemplo. Você pode encontrar algo que se adapte perfeitamente às suas necessidades sem saber de antemão a que área está relacionada.

Network ou networking?

Ambos os termos se referem ao mesmo assunto, mas networking é mais inclusivo do que network. Refere-se ao ato de construir uma rede de contatos enquanto rede nomeia o próprio sujeito.

 

Você também pode gostar de ler:

Não consegue socializar no trabalho? Veja 5 dicas que funcionam e ganhe a simpatia dos colegas!

Não consegue socializar no trabalho? Veja 5 dicas que funcionam e ganhe a simpatia dos colegas!

Deixe um comentário