Você já ouviu falar na profissão ESG (a sigla vem do inglês Environmental Social and Governance)? A nova ocupação já é uma tendência no mercado de trabalho, que por ser carente de mão-de-obra, oferece salários mais altos. Entenda a seguir, um pouco mais dessa carreira promissora.
Conheça a ESG
A governança social ambiental (ESG) é a integração de fatores ambientais, sociais e de governança em um processo empresarial. Em resumo, a ESG tenta medir quão bem uma empresa ou fundo conduz seus negócios com relação a estes três elementos: meio ambiente, pessoas e governança. Portanto, trabalhar em uma empresa de governança social ambiental (ESG) pode levar a projetos empolgantes que ajudam a ampliar os impactos positivos em muitos setores.
Além disso, há muitas oportunidades para trabalhar com pessoas diferentes, desde os executivos de topo de uma grande empresa até os ativistas de base que estão fazendo uma mudança no terreno. A ESG cobre uma ampla gama de questões, desde mudanças climáticas e eficiência energética até governança corporativa e relatórios de sustentabilidade.
Portanto, além de ajudar as empresas a melhorar seu impacto na sociedade e no meio ambiente, este setor também apoia diretamente muitos outros setores fornecendo pesquisas e informações sobre como as empresas devem gerenciar seu impacto em todos os aspectos da sociedade, incluindo:
- saúde e segurança;
- direitos humanos;
- igualdade de gênero;
- financiamento da educação;
- fornecimento de água e saneamento.
Isto significa que o Analista ESG terá um impacto tanto em nível comunitário local quanto global através de seu papel dentro de uma organização.
A sustentabilidade e o analista ESG
O setor de sustentabilidade já é uma realidade em muitas empresas. Como analista da ESG, o profissional será responsável por analisar dados e fornecer insights sobre questões socioambientais relevantes para o modelo de negócios de uma instituição. Logo, o analista conduzirá pesquisas, escreverá relatórios e identificará tendências a fim de ajudar a tomar decisões com base em suas credenciais de sustentabilidade.
Um analista da ESG também pode estar envolvido na criação de webinars para educar os investidores sobre como eles podem usar as informações da ESG para melhorar suas carteiras ou tomar decisões de investimento.
Habilidades para se tornar um analista ESG
Para se qualificar como Analista ESG, você deve ter pelo menos um bacharelado em qualquer área do conhecimento. E assim, poder cursar a pós-graduação em ESG.
Remuneração
Devido a pouca disponibilidade de mão-de-obra qualificada, a remuneração do analista ESG está muito alta. Segundo dados da consultoria Robert Half, o salário iniciante é de R$22.000 podendo chegar a R$35.000 para profissionais sênior.
Isso se dá porque em profissões de alta demanda, os salários geralmente aumentam à medida que menos profissionais competem por empregos, a clássica e famosa lei da oferta e demanda. Ou seja, quando a oferta de um determinado produto diminui, seu preço aumenta e o mesmo acontece com o aumento da oferta e a baixa procura por ele.
A ESG está em alta
A análise da ESG é um campo em crescimento no mundo financeiro. Uma pesquisa recente do Gartner constatou que 50% dos CFOs (Chief Financial Officer, em português, Diretor Financeiro) estão atualmente explorando iniciativas estratégicas da ESG, e 32% esperam fazê-lo nos próximos 12 meses.
A ESG é um componente importante da gestão financeira moderna porque permite às empresas compreender melhor seus riscos e oportunidades – tanto ambientais quanto financeiros – e as ajuda a tomar decisões sobre como lidar com elas.
A ESG é um campo em crescimento que requer um grau de especialização profissional. Como as empresas continuam a investir em iniciativas da ESG, logo, há um aumento na demanda por profissionais que possam ajudá-las a atingir seus objetivos e evitar riscos.
Afinal, com mais empresas relatando o desempenho em sustentabilidade e engajando seus conselhos em questões de ESG, fica claro que haverá muitas oportunidades para aqueles que querem trabalhar neste espaço.
Os analistas da ESG estão em demanda e acredita-se que esse título de emprego continuará a crescer em popularidade nos próximos anos. Muitos estudantes matriculados em universidades em toda a América do Norte já expressaram interesse em seguir carreiras relacionadas à análise de ESG.
Isso se dá porque esses cargos tendem não apenas a ganhar salários mais altos, mas também oferecem mais oportunidades de progressão do que outros tipos de oportunidades de emprego dentro deste setor.
Você também pode gostar de ler:
Bacharelado em Administração: vale a pena? Veja salários, mercado de atuação e mais!
Bacharelado em Administração: vale a pena? Veja salários, mercado de atuação e mais!