A música é considerada um estilo de arte e envolve a combinação de sons, instrumentais ou vocais, visando a criação de uma peça sonora que seja agradável, bela ou envolva expressões emocionais.
Neste artigo, veremos um pouco a respeito do que é a música e como ela é composta. Confira aqui, no Gestão Educacional, informações completas!
O que é a música?
Como comentado, a música, considerada a primeira arte, envolve a combinação de sons instrumentais ou sonoros, resultando numa obra agradável, bela ou emocionalmente expressiva. A música é considerada uma prática cultura e humana, estando presente em todos os períodos da história humana e em todas as civilizações.
Obviamente, cada período e cada cultura tiveram suas próprias concepções de música, e nem sempre ela foi interpretada como uma manifestação artística. A música pode ter fins educacionais, religiosos e até mesmo terapêuticos, como na chamada musicoterapia.
Definições de música
A música, como outros conceitos, é difícil de ser definida. Ao longo da história, várias foram as tentativas de defini-la. Eis algumas:
- Definição naturalista, que considera que a música existe antes mesmo de ser ouvida, sendo um fenômeno natural, não uma arte, por si só, mas alcançando esse patamar ao ser criada ou utilizada como forma de expressão. A música, nesse caso, é um fenômeno natural e intuitivo;
- Definição funcional, artística e espiritual, que consideram que a música é dependente da atividade humana, não existindo música, portanto, sem interferência humana. Nesse caso, a música é compreendida como arte, e não como mero fenômeno da natureza que, ao ser utilizada como forma de expressão, alcança esse status.
O que compõe a música?
Geralmente, considera-se a música composta por três elementos: a melodia, o ritmo e a harmonia.
Melodia
Entende-se por melodia, no que diz respeito à música, como uma sucessão alternante e coerente entre sons e silêncios ou notas durante determinado período de tempo. Juntos, os sons/as notas formam um todo estético, frequentemente chamado “harmonia”.
Ritmo
Já o ritmo é compreendido como a colocação de determinado sons, geralmente contrastantes, em um período de tempo. Ou seja, é uma sucessão regular e coerente de tempos fortes e fracos. É o ritmo quem dita a velocidade da melodia.
Harmonia
Já a harmonia é, na música, o encadeamento de determinados sons. Tem relação com os chamados acordes, as combinações de dois ou mais sons simultâneos. A combinação simultânea de acordes resulta na melodia.
Propriedades do som e da música
Obviamente, a música tem relação com o som. E tendo relação com o som, a música compartilha algumas características que são próprias dele. As propriedades do som são as seguintes:
- Duração: o tempo de duração da produção do som;
- Intensidade: define se o som é forte ou fraco;
- Altura: define se o som é grave ou agudo;
- Timbre: responsável por nos permitir distinguir sons de mesma altura e intensidade, permitindo-nos distinguir a fonte emissora do som.