Um gameta é uma célula reprodutiva (masculina) que se funde com outra (feminina) durante a fertilização.
O gameta está relacionado a fertilização
Um gameta é uma célula reprodutiva (por exemplo, óvulo ou esperma) que se funde com outra durante a fertilização em organismos que se reproduzem sexualmente. Os gametas são produzidos nas gônadas, órgãos que compõem o sistema reprodutivo e que estão localizados nas proximidades dos rins e das glândulas suprarrenais.
Como os gametas são formados?
Os gametas são as células que se combinam para formar um zigoto, que é a primeira célula de um novo organismo. Estas células são formadas através da meiose, um tipo de divisão celular que produz células filhas que têm metade do número de cromossomos de cada uma delas como célula mãe.
O produto resultante é chamado de haplóide porque contém apenas um conjunto de informações genéticas por célula – uma metade virá do óvulo da mãe enquanto a outra metade virá do espermatozóide do pai – e, portanto, não se autoreplica sem se combinar com outro organismo haplóide similar, como ele mesmo.
Por exemplo, quando dois gametas se unem para formar um embrião, cada gameta contém 23 cromossomos (metade de sua mãe e metade de seu pai). Quando eles se combinam para formar um embrião com 46 cromossomos no total, não há mais nenhum material genético nesses 23 cromossomos.
Gametas masculinos e femininos
Os espermatozoides são gametas masculinos e os óvulos são gametas femininos, por isso, são chamados de células sexuais. Estas células se formam nas gônadas de um organismo e contêm metade da informação genética de um organismo.
O espermatozoide e os óvulos são haplóides, o que significa que eles contêm apenas uma cópia de cada cromossomo, em vez de duas cópias como as células somáticas (células do corpo). Eles são produzidos através da meiose. Ou seja, um tipo de divisão celular onde os cromossomos se replicam antes de se dividirem em gametas.
Você também pode gostar de ler:
Gametogênese: entenda o processo de formação dos gametas