Existem alguns animais interessantes no mundo, e muitos deles são raros. Alguns desses animais são tão raros que é quase impossível vê-los vivos em seus habitats naturais. Mas há maneiras de se ter um vislumbre desses animais visitando zoológicos ou fazendo passeios de safári.
Os 5 animais mais raros do planeta
Todos já ouviram falar de leões, girafas e elefantes. Eles são animais famosos que são conhecidos no mundo inteiro. Mas e o pangolim? Ou a saola? Ou um aye-aye? Estes são alguns dos animais mais interessantes da Terra, mas também estão entre os mais ameaçados. Separamos os 5 animais mais raros do planeta
5. Saola
Saola é um mamífero grande e raro. De fato, Saola é nativo do Vietnã e do Laos, um país do sudeste asiático que faz fronteira com o Camboja, China, Laos, Mianmar (Birmânia), Tailândia e Vietnã.
Saola vive em densos bosques com muita cobertura de predadores. Eles não são particularmente animais territoriais; preferem ficar escondidos dos outros em vez de lutar por território. Apesar de sua natureza pacífica, porém, Saola ainda estão em perigo por causa da caça excessiva, assim como da destruição do habitat devido às operações de extração de madeira.
4. Aye-aye
Aye-aye (ou aie-aie) é um primata que é nativo de Madagascar. Este grande primata noturno é o maior de todos os primatas noturnos do mundo, e se alimenta de larvas e formigas!
O aye-aye tem um dedo médio longo e fino que usa para bater nas árvores em busca de larvas. O som de batida produzido por esta ação dá seu nome a este animal; “aye” significa “bater” em Malagasy, enquanto “aye” significa “olho”. Ele também usa este dedo para pegar formigas enquanto elas tentam fugir de seu ninho.
3. Orangotango
O orangotango é um grande primata que vive nas florestas tropicais. Tem pêlos castanhos-avermelhados em seu corpo e pode ter até 6 pés de altura. O orangotango come frutas, folhas e insetos. Reproduz-se dando à luz sua prole após um período de gestação de 8 meses. Ele também depende de outros primatas para fins de acasalamento porque é de natureza solitária (ou seja, não vivem em grupos).
Os orangotangos têm muitos predadores como crocodilos e tigres, mas também são caçados por humanos devido ao desmatamento de seus habitats.
2. Lobo-guará
O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um animal tímido e noturno que vive nas florestas da América do Sul. Apesar de seu nome, eles não têm nada a ver com lobos; eles são parentes de raposas e cães. O maior canídeo da América do Sul, o lobo-guará tem pelo castanho-avermelhado que o destaca de outros canídeos. Seu nome vem deste longo pêlo, bem como de suas longas pernas (na verdade, são nomeados por sua semelhança com os leões).
O lobo-guará está em perigo! Ele está ameaçado pela caça e perda de habitat devido ao desmatamento. Quando as pessoas matam ou comem estes animais porque os vêem como pestes que competem com o gado pela alimentação ou destroem as colheitas. Para que estas criaturas não se extingam, é importante que as pessoas deixem de caçá-los para não perdê-los para sempre!
1. Pangolim-chinês
O pangolim-chinês (Manis pentadactyla) é um mamífero que pode ser encontrado nas florestas tropicais do sul da Ásia, desde a Índia até o Vietnã. Está listado como uma espécie criticamente ameaçada na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, em grande parte devido a atividade s humanas como a caça e a perda de habitat.
O pangolim-chinês é afetuosamente conhecido por muitos outros nomes, incluindo “tamanduá escamoso” e “alcachofra ambulante”. O nome pangolim vem das palavras malaio que significam “animal semelhante a porco com pele grossa como um tatu”. Este mamífero encouraçado é uma das várias espécies de pangolins (nem todos são encontrados na Ásia), mas é também uma das três espécies que estão ameaçadas de extinção somente pelo comércio ilegal.
Você também pode gostar de ler:
Animais em Extinção no Mundo – Quais os principais?