Os ossos do corpo são estruturas extremamente rígidas, formadas por complexas ligações de minerais e que têm como principal função dar sustentação.
Pode existir uma variabilidade do número de ossos dentre os indivíduos, mas, em média, o ser humano adulto possui 206 ossos. A seguir, saiba tudo a respeito dessas estruturas, só aqui no Gestão Educacional!
Qual a função dos ossos do corpo humano?
Os ossos são de extrema importância para o organismo. Dentre suas funções, podemos destacar:
- Sustentação: formam um complexo esqueleto, que abriga e suporta todos os órgãos e tecidos. Juntamente com os músculos, os ossos são responsáveis pela sustentação;
- Articulação do movimento: além de sustentar, tais estruturas, em conjunto com articulações e músculos, permitem a movimentação;
- Proteção: englobam importantes estruturas do corpo, servindo de proteção para órgãos. Como exemplo, temos a caixa torácica, que protege pulmões e coração;
- Hematopoiese: a produção de células do sangue ocorre no interior dos ossos, na medula vermelha;
- Armazenamento de minerais: são responsáveis por abrigar grande quantidade de cálcio do corpo, ajudando, inclusive, no controle do equilíbrio deste no organismo.
Divisão dos ossos
Para sistematizar o estudo dos ossos, eles podem ser divididos em grandes grupos.
O primeiro é o esqueleto axial, responsável por determinar o eixo do corpo. Nele, estão inclusos os ossos do crânio, da coluna vertebral, pescoço e tronco.
O esqueleto apendicular é composto de todo o restante dos ossos, sendo a parte capaz de maior amplitude de movimento. Incluem-se os membros inferiores e superiores a este grupo.
Principais ossos do corpo humano
Para exemplificar o sistema ósseo e também entender o quão ele é importante, destacam-se alguns dos ossos.
- Crânio: tem-se o frontal, parietal, temporal, occpital, esfenoidal e etmoidal;
- Tórax: tem-se o esterno e as costelas;
- Coluna vertebral: encontram-se as vértebras, as quais podem ser cervicais, torácicas ou lombares;
- Pelve: tem-se o quadril, o sacro e o cóccix;
- Membros inferiores: formados por fêmur, tíbia, fíbula e ossos do pé (tornozelo, calcâneo, tálus, etc);
- Membros superiores: os ossos que compõe o braço são úmero, rádio e ulna. Ainda, existem os ossos que formam a mão, como escafoide, piramidal, trapézio, metacarpos, etc.
Composição dos ossos
Trata-se de uma complexa estrutura de minerais, vasos sanguíneos e tecido adiposo. Ao longo da vida, a composição óssea se altera, e isso ocorre pela diferença de minerais e funções desempenhadas.
Por exemplo, uma criança produzirá muito mais células sanguíneas que um idoso de 80 anos, assim a estrutura óssea destes dois indivíduos deverá ser distinta.
Para tornar mais claro, pode-se dividir o osso em:
- Substância compacta: é a parte mais externa, densa e sólida;
- Substância esponjosa: é menos densa e sólida, está situada no interior, e configura-se desta forma para permitir que a medula vermelha ocupe seus espaços e produza sangue.
Com o avançar da idade, a densidade óssea tende a diminuir, e a parte antes ocupada por medula vermelha é tomada por medula amarela (a qual é feita de tecido adiposo).
Curiosidades
Você sabia que, quando criança, o processo de ossificação ainda não está completo. Ele se dá ao longo da vida, quando as cartilagens são tomadas por matriz óssea, formando gradualmente o esqueleto.
Outra curiosidade está em torno do menor osso do corpo humano, que é o estribo, presente na orelha média. Ele é um dos responsáveis por transmitir as ondas sonoras à orelha interna, participando, assim, do processo auditivo.
Com o avançar da idade, ocorre uma série de alterações hormonais no organismo, e isso pode, inclusive, afetar a saúde óssea. Uma doença muito comum em idosos é a osteoporose, na qual os ossos perdem seus minerais, tornando-se mais frágeis e suscetíveis a fraturas. Para evitar tal condição, são dadas medicações, como a vitamina D e suplementos de cálcio.
Gostou? Então, confira, também, Células do corpo humano – Quais são? Funções e Exemplos!