A América do Norte é um subcontinente que representa a porção setentrional da América, apesar de estar situada em uma placa tectônica própria, a Placa Norte-Americana. Essa região do planeta é banhada tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelo Oceano Pacífico, além do Oceano glacial Ártico, ao Norte.
O subcontinente norte-americano possui uma área total de quase 25 milhões de quilômetros quadrados e uma população de cerca de 570 milhões de habitantes, dividida em três países (Canadá, Estados Unidos e México), além dos territórios de domínio europeu – caso da Groenlândia, que pertence à Dinamarca, e da ilha de Bermudas, de domínio britânico. As principais línguas faladas na região são o inglês, o espanhol e o francês.
Países pertencentes à América do Norte
Canadá
O Canadá tem uma extensão territorial de 9.976.139 quilômetros quadrados, sendo o segundo maior país do mundo, nesse quesito. Sua população é de 36 milhões de habitantes, com Ottawa como capital, onde o inglês e o francês são os idiomas oficiais. O governo atual é uma monarquia parlamentarista e a moeda é o dólar canadense.
Estados Unidos da América
Com 9.519.666 quilômetros quadrados, os Estados Unidos é o quarto maior país do mundo. A população é de 325 milhões de pessoas e o sistema de governo é presidencialista. O idioma oficial é o inglês, apesar de cada vez mais pessoas falarem o espanhol, graças à imigração de muitos mexicanos e outros hispânicos. A capital dos EUA é Washington e a moeda é o dólar.
México
O México tem uma população de cerca de 125 milhões de pessoas, espalhadas em uma área de 1.972.547 quilômetros quadrados. A capital do país é a Cidade do México e o idioma falado é o espanhol. A moeda é o peso mexicano.
Outros territórios
Pertencente à Dinamarca, a Groenlândia é uma região autônoma, que ocupa uma ilha de igual nome. Em seu território de 2.166.086 quilômetros quadrados está a maior ilha do mundo e outras menores, em uma área bastante gelada. A capital é Nuuk e o idioma é o groenlandês, enquanto que a moeda é a coroa dinamarquesa.
Apesar de estarem muito próximas aos Estados Unidos, as ilhas Bermudas (em inglês é chamada apenas de Bermuda) são consideradas um território ultramarino britânico que, apesar de fazer parte da comunidade do Caribe, também pertencem à América do Norte. A capital é Hamilton e a língua oficial é o inglês. Com uma área de pouco mais de 53 mil quilômetros quadrados, Bermudas têm um total estimado de 66 mil habitantes.
Características da América do Norte
O fator histórico influenciou fortemente em como os países são hoje em dia. Enquanto que Canadá e Estados Unidos vivenciaram o processo de colonização de povoamento – com muitos europeus indo aos países para fixar residência – no resto da América, incluindo o México, foi visto mais a colonização de exploração.
[CONFIRA TAMBÉM: PAÍSES DA EUROPA]
Além disso, enquanto ingleses e franceses predominaram na colonização dos territórios canadenses e estadunidenses, do México para baixo, espanhóis e portugueses exploraram demasiadamente essas regiões.
A América do Norte apresenta, basicamente, três tipos de relevo. Na porção ocidental, está uma cadeia de montanhas, sendo que muitas delas são vulcões em atividade, o que torna o local propenso a terremotos – podemos citar a Sierra Nevada, as Cadeias da Costa e as montanhas Rochosas.
Já na porção oriental, estão as montanhas de idade geológica antiga, que sofreram longos processos de erosão, tais como o Monte Apalache, nos EUA, e o Labrador, no Canadá. Já a porção central é ocupada por extensas planícies, com rios e lagos, como é o caso dos Grandes Lagos do Mississipi e de Lacustre.
A hidrografia do subcontinente é bem diversificada, sendo que, no Canadá, predominam os lagos, em especial os glaciares. Na divisa com os EUA, há diversos lagos, entre os quais estão os principais da região: Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontário. Há, ainda, muitos rios importantes no território, como o Mississipi, nos EUA, e o São Lourenço, no Canadá.
O clima e a vegetação são bem diversos, muito por conta da dimensão territorial que apresenta o subcontinente norte-americano. Entre eles, é possível citar:
- Tundra: desenvolvida a partir do degelo;
- Floresta temperada: vegetação em locais de clima temperado;
- Estepe e pradaria: ocorre em clima semiárido e com altas temperaturas e longa estiagem;
- Savana: incide em locais com chuvas regulares;
- Vegetação desértica: ocorre devido ao clima seco, que ocorre ao sul dos EUA na fronteira com o México e na região do Rio Colorado;
- Vegetação de montanhas: apresenta-se em áreas mais altas e, com isso, frias, fazendo com que haja pouca vegetação;
- Ausência de vegetação: predomina em áreas denominadas polares, com temperaturas muito baixas, o que impede o desenvolvimento de qualquer vegetação.