As palavras proparoxítonas são aquelas cujo acento tônico recai sobre a antepenúltima sílaba.
O que são palavras proparoxítonas?
Há diversas formas de classificarmos as palavras na língua portuguesa. Uma delas é a partir da posição do acento tônico, isto é, do lugar que ocupa a sílaba “mais forte” de uma palavra.
Atenção, pois só podemos classificar palavras como proparoxítonas se elas tiverem três ou mais silabas, ok? O motivo é muito simples: se a silaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima, isso significa que palavra tem que ter, no mínimo, três silabas.
Vejamos agora alguns exemplos:
– Sólido
– Felicíssimo
– Árvore
– Fétido
– Parágrafo
– Pássaro
– Ângulo
– Crítica
– Exército
– Jornalístico
Você reparou que todas essas palavras têm algo em comum?
Todas elas têm suas silabas marcadas por acentuação na grafia! E essa é uma regra para as palavras proparoxítonas: todas elas devem ser graficamente acentuadas.
As únicas exceções são as palavras de origem estrangeira, ou seja, que tem sua origem em outra língua, como “performance”.
Dúvidas frequentes
Algumas palavras proparoxítonas são muito parecidas com palavras paroxítonas. Aí surgem as dúvidas: vai acento ou não? Como eu falo essa palavra? Às vezes, podemos até mesmo no questionar o que o autor de uma frase quis dizer naquele contexto, por conta dessas pequenas confusões.
Para saber usar certinho essas palavras, e para não passar nenhum aperto na hora de interpretar textos, vamos falar um pouco sobre essas dúvidas mais frequentes.
Substantivo x Verbo
Há o caso comum em que as palavras são substantivos em sua forma proparoxítona e verbos em sua forma paroxítona.
Isso ocorre, por exemplo, nos casos “Exército/exercito”, no qual a palavra “exército” se refere ao militarismo, e “exercito” é a forma na primeira pessoa do singular do verbo “exercitar”, “médico/medico”, no qual a palavra “médico” refere-se à pessoa que pratica a medicina e “medico” é a forma na primeira pessoa do singular do verbo “medicar”.
Pronúncia
Há também palavras que são proparoxítonas, possuem o acento gráfico que indica esse acento tônico na grafia, mas são comumente pronunciadas de maneira incorreta.
Alguns exemplos de palavras em que isso acontece com frequência são: arquétipo, comumente pronunciada como “arquetípo”, Lúcifer, muitas vezes pronunciada como “Lucifêr”, etc.
Você também pode gostar de ler:
Palavras Oxítonas – O que são? Exemplos, regras de acentuação e mais!
Palavras Oxítonas – O que são? Exemplos, regras de acentuação e mais!
Referências
CUNHA, C; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 7. Ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37 edição. Rio de Janeiro: Editora Nova fronteira, 2009.