Parque Nacional do Pico da Neblina – Conheça o parque da montanha mais alta do Brasil

No Brasil, um parque nacional é uma categoria de unidade de conservação de proteção integral, o qual se objetiva na preservação dos ecossistemas naturais, sendo uma área de domínio público.

São áreas utilizadas para educação, turismo ecológico, recreação e interpretação ambiental.

Um desses parques é o famoso Parque Nacional do Pico da Neblina. Continue lendo esta matéria do Gestão Educacional e o conheça em detalhes!

Parque Nacional do Pico da Neblina

O Parque Nacional do Pico da Neblina foi criado em junho de 1979 e é administrado pelo ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, através do Decreto Federal nº 83.550.

O Parque Nacional do Pico da Neblina é o segundo maior parque do Brasil, localizado no extremo norte do Brasil, na região noroeste do estado do Amazonas (AM), fazendo parte dos ecossistemas amazônicos, com sua sede município de São Gabriel da Cachoeira, que possui trinta porcento do território do parque, restando setenta porcento no município de Santa Isabel do Rio Negro, que faz fronteira com a Venezuela. 

Características Ambientais

Parque Nacional do Pico da Neblina - Conheça o parque da montanha mais alta do Brasil (Imagem: Reprodução/Força Aérea Brasileira)
Parque Nacional do Pico da Neblina – Conheça o parque da montanha mais alta do Brasil (Imagem: Reprodução/Força Aérea Brasileira)

O parque possui uma área de 22524,15 km², com duas das montanhas mais altas do Brasil, que são os picos da Neblina e o 31 de março, possuindo 2993,78 e 2972 m de altitude. Seu relevo apresenta uma variação de altitude, o qual se divide em três categorias: Planalto Sedimentar Roraima, Planalto Amazonas-Orenoco e Pediplano Rio Branco-Rio Negro. 

Seu clima é caracterizado como tropical equatorial, sendo, assim, quente e úmido. Possui um grande volume de índice de pluviosidade anual, que varia entre 1800 e 3500 mm anuais, com uma temperatura média de 24º a 26ºC.

Sua flora é muito diversa, os tipos de vegetação incluem: campinarana (3%), floresta densa (35%) e contato entre campinarana e floresta tropical (62%), o qual possui formação em florestas de terra firme, igapós e pequenas áreas de campinarana.

Além da flora, a fauna também é muito diversa, inclui alguns animais que estão em ameaçados de extinção, como o primata uacari-preto (Cacajao melanocephalus). 

Você também pode gostar de ler:
Os maiores estados do Brasil – Veja a lista por área territorial 

Referências bibliográficas

RIBAS, RONALDO MOREIRA. Análise da Paisagem do Parque Nacional Pico da Neblina–Am, baseado em dados secundários de sensoriamento remoto. Monografia de Graduação). Universidade Federal de Viçosa. Minas Gerais, 2018.

DE CARVALHO, Rita de Cassia Pereira. Os parques nacionais de fronteira do Brasil: potencialidades para a atividade turística: Brazil’s frontier national parks: potential for tourist activity. Brazilian Journal of Development, p. 58548-58568, 2022.

Deixe um comentário