Enzimas são proteínas que catalisam reações químicas. Elas são ativadas por faixas específicas de pH e temperatura, de modo que você pode usá-las em seus estados ideais para tornar os processos mais rápidos e mais eficientes. Mas você sabe o que quer dizer ponto ótimo da enzima?
Ponto Ótimo da enzima
O ponto ótimo da enzima é seu estado ideal de funcionamento, ou seja, está relacionado ao pH ideal. O ph ideal é quando a enzima está trabalhando em sua velocidade mais rápida.
O pH é uma medida de acidez ou alcalinidade que vai de 0 a 14, sendo 7 neutro, 0 altamente ácido e 14 altamente alcalino.
Cada mudança de unidade na escala representa uma mudança dez vezes maior na acidez ou alcalinidade (pH 4 é dez vezes mais ácido que pH 5). A maioria das enzimas funcionam melhor em pontos específicos deste espectro: algumas são otimizadas para phs muito baixos (como a pepsina), outras para altos (como a tripsina).
Funções das enzimas
As enzimas são encontradas no corpo humano, onde auxiliam na digestão e em outros processos. As enzimas são utilizadas nas plantas para quebrar os alimentos e facilitar a digestão dos animais.
Elas são ainda mais importantes quando se trata do sistema imunológico: as enzimas combatem doenças matando bactérias e vírus antes que eles possam infectar células, razão pela qual as vacinas contêm vírus vivos que foram enfraquecidos pelas enzimas.
Tipos de enzimas
Confira 3 principais enzimas com funções essenciais para o funcionamento do corpo:
- Lactase: permite a hidrólise da lactose;
- Lipase: atua na digestão de lipídios;
- Tripsina: contribui com a degradação de proteínas que não foram digeridas no estômago.
Você também pode gostar de ler:
Etapas da Respiração Celular – Glicólise, Ciclo de Krebs e Fosforilação Oxidativa
Etapas da Respiração Celular – Glicólise, Ciclo de Krebs e Fosforilação Oxidativa
Referência
MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo Baptista. Bioquímica básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.