Ao iniciar a aquisição de uma segunda língua, muitos estudantes indagam o professor com essa questão. Consigo entender tudo o que o professor fala, mas não consigo produzir oralmente com a mesma facilidade. A explicação é muito simples e está relacionada ao fato de uma segunda língua, no caso, o inglês precisa de um processo completo para ser adquirida.
Essa sensação de saber e não conseguir falar é mais presente nos estudantes de inglês, pois o inglês está em nossa sociedade e entramos em contato com a língua diariamente por meio de filmes, músicas, propagandas, utilização de novas tecnologias entre tantas outras fontes. Nesse processo, adquirimos conhecimento passivo por meio da audição e de estímulos visuais (leitura), que funciona como um banco de dados em nosso cérebro para ser acessado quando precisarmos.
O grande desafio em adquirir um novo idioma é transformar esse conhecimento passivo em ativo, transferir esse banco de dados para a nossa fala. Para isso, é preciso muita prática e dedicação, para que passemos a fazer uso automático de todas essas palavras que já entendemos.
Nesse processo, os estímulos audiovisuais e repetição são muito importantes para que a produção oral se enriqueça aos poucos. Alguns alunos não se sentem confortáveis em repetir ou ler textos e diálogos muito fáceis, mas essa é uma das formas de aprimorar o conhecimento ativo, essencial para a fala. Não há possibilidade de ter aulas de conversação, sem adquirir o mínimo de vocabulário e estrutura previamente.
Portanto, um dos maiores segredos para conseguir produzir oralmente, é manter a cabeça aberta para as novas informações e não ter vergonha de realizar rotinas aparentemente muito fáceis. Toda a forma de assimilar conteúdo é bem-vinda e no futuro auxiliará no uso do conhecimento ativo para formar falantes completos.