O predicativo do sujeito classifica ou qualifica o sujeito de uma oração. Ele geralmente expressa o estado, modo ou emoção do sujeito da oração da qual faz parte. Pode ser composto por substantivos, adjetivos e pronomes, principalmente.
Exemplos
- Juliana é enfermeira.
- Junior está grande.
- Clara continua muito esperta.
- Carlos anda apaixonado.
Nas frases acima, o predicativo do sujeito é: “enfermeira”, “grande”, “muito esperta” e “apaixonado”.
Como identificá-lo na oração?
As orações que possuem predicativos do sujeito seguem a estrutura sintática básica:
Sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito |
O que significa que o predicativo necessita de um verbo de ligação que funcione como uma ponte entre ele e o sujeito que ele busca qualificar.
Para identificar o predicativo do sujeito na oração, é importante atentar-se ao sentido da frase. A forma mais simples de identificá-lo é ao constatar que o verbo utilizado indica estado, modo ou emoção, e que também o predicado se refere, isto é, qualifica, o sujeito.
É importante lembrar que há outro tipo de predicado, o verbal, que qualifica o verbo da oração. Então, por isso, constatar que o predicativo de fato qualifica o sujeito é um passo muito importante para identificá-lo como predicativo do sujeito.
Veja os exemplos:
- Eu cheguei ontem.
- Eu estou ótimo.
Podemos perceber que “ontem” não qualifica estado ou emoção, muito menos refere-se ao sujeito. Portanto, podemos considerar que, na primeira frase, há um foco muito maior no verbo do que no sujeito, ele é a “estrela” da frase, por assim dizer, seu centro.
Já na segunda frase, podemos constatar que “ótimo” é um qualificador, e que qualifica o sujeito, pois o verbo em questão “estar” indica um estado do sujeito. Aqui, podemos perceber que o centro da frase é o sujeito, e, portanto, o predicativo é do sujeito.
Diferença entre Predicativo do Sujeito e do Objeto
Muitas vezes, pode-se confundir predicativo do sujeito com o objeto, pois eles geralmente estão na mesma posição dentro da estrutura sintática. No entanto, diferenciá-los é muito simples!
É só lembrar do que discutimos até aqui: predicativo do sujeito é sempre acompanhado de um verbo de ligação e aponta o estado do sujeito. Bem diferente do objeto, que é sempre acompanhado de um verbo de ação, e que geralmente possui um núcleo próprio, até com o seu próprio predicativo do objeto.
Vamos ver exemplos, para facilitar:
- A mãe está tranquila.
- Sujeito: a mãe
- Verbo de ligação: está
- Predicativo do sujeito: tranquila
Aqui, “tranquila” é o estado do sujeito “a mãe”.
- A mãe comprou fraldas novas.
- Sujeito: A mãe
- Verbo de ação: comprou (trasitivo direto)
- Objeto: fraldas novas.
Aqui, percebam que há um verbo que indica uma ação do sujeito “a mãe”, e que o próprio objeto possui um núcleo (fraldas) e predicativo do objeto (novas).
Você também pode gostar de ler:
Índice de Indeterminação do Sujeito – O que é? Como identificar? Qual a partícula?
Índice de indeterminação do sujeito – O que é? Como identificar? Qual a partícula?
Referências
CUNHA, C; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 7. Ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37 edição. Rio de Janeiro: Editora Nova fronteira, 2009.