O present continuous é o tempo verbal utilizado geralmente para indicar uma ação que está acontecendo no presente, no momento em que se está enunciando, sem previsão de término. Este tempo verbal é equivalente ao gerúndio da língua portuguesa. Por exemplo, quando alguém diz: estou indo para casa. Nesta frase, sabe-se que o sujeito está no meio da ação de ir para casa, não estando claro quando ele começou esta ação nem quando ele irá terminá-la. A única coisa que se sabe é que a ação está acontecendo no momento da enunciação, isto é, no instante em que a sentença foi proferida.
Quando usar o Present Continuous?
O present continuous é utilizado para falar sobre situações temporárias, isto é, ações contínuas que estão acontecendo no momento da enunciação. Também é utilizado para indicar uma ação ou evento futuro que está previsto para acontecer. Por exemplo, ao dizer: I’m going home tonight (eu estou indo para casa hoje à noite).
Regras do Present Continuous
A regra para a formação do present continuous é muito simples. Antes de mais nada, entretanto, é preciso saber que a sentença, neste tempo verbal, exige a presença de dois verbos: um verbo principal e um verbo auxiliar. O verbo auxiliar utilizado é o verbo to be no present simple. Caso ainda não conheça as regras do verbo to be, recomendamos que leia nosso artigo: Verbo to be, clicando aqui.
O verbo principal precisa receber, neste tempo verbal, a desinência -ing, responsável por indicar o present continuous. Veja o exemplo abaixo:
- She is driving her car.
Neste exemplo, temos o verbo auxiliar is seguido do verbo principal drive, que recebeu a terminação -ing, formando o present continuous. Perceba que o verbo, na sua forma mais simples, perdeu a vogal final nesta transação. Há uma regrinha para isso, como veremos agora.
Regras para a formação
Como vimos, ao passar o verbo para o present continuous, é preciso acrescentar a terminação -ing ao verbo principal. Há uma série de regrinhas para isso, cada uma delas dependendo da sílaba final do verbo.
Vamos às regras:
- Em verbos terminados com a vogal -e precedida por uma consoante, retira-se a vogal e acrescenta-se a desinência –ing,
Exemplo: to dance -> Dancing
- Em verbos terminados em -ie, substitui-se estas vogais por -y e acrescenta-se o –ing.
Exemplo: To die -> dying
- Quando o verbo tem apenas uma ou duas sílabas e possui uma sequência de consoante + vogal + consoante, duplica-se a última consoante e acrescenta-se o –ing.
Exemplo: To run -> running
Observação: quando a consoante final é W ou X (como to snow) ou a sílaba tônica do verbo é a primeira (como to open), acrescenta-se o -ing sem dobrar a consoante final.
Forma afirmativa
Compreendidas as regras acima, passemos à ordem dos elementos no caso de sentenças afirmativas no present continuous. Neste caso, a fórmula é a seguinte:
Exemplo: He is dancing with his girlfriend.
Forma negativa
Para passar uma frase da forma afirmativa para a negativa no present continuous, basta acrescentar o advérbio not após o verbo to be. Temos, então:
Exemplo: I’m not listening to you.
Forma interrogativa
Na forma interrogativa, há uma mudança na ordem dos elementos da sentença: o verbo auxiliar passa ao início da sentença, assim como nos demais tempos verbais. Temos, portanto:
Exemplos: Is he studying for the exams? | Are you not going home?
Exercícios Resolvidos
1 – Levando-se em consideração as regras para o acréscimo da partícula -ing ao verbo principal, mude o tempo verbal dos verbos abaixo para o present continuous, conforme o exemplo.
Exemplo: To jump – > jumping
- To kiss -> ________
- To learn -> ________
- To keep -> ________
- To begin -> ________
- To arrive -> ________
- To hug -> ________
- To take -> ________
2 – Assinale as alternativas em que o present countinuous está corretamente empregado.
( ) I am making the dinner.
( ) You are not understanding what I’m trying to say.
( ) She is using the restroom?
( ) Are you enjoying the music?
( ) We not are leaving right now.
Respostas:
1 – a) kissing b) learning c) keeping d) beginning e) arriving f) hugging g) taking.
2- A, B e D.