Os pronomes indefinidos são utilizados normalmente no dia a dia, mas poucas pessoas sabem o que eles realmente são. Esse é o seu caso? Então, conheça-os, aqui no Gestão Educacional, e entenda tudo sobre esse assunto!
O que são pronomes indefinidos
Um pronome é indefinido quando ele se refere à terceira pessoa, seja do singular ou plural, de modo impreciso, vago, genérico. Como exemplos, temos as seguintes orações:
- Alguém está em casa?;
- Muitos foram à festa;
- Certas pessoas chegaram atrasadas.
Nas orações acima, é fácil perceber que os termos “alguém”, “muitos” e “certas” se referem à terceira pessoa de maneira vaga, ou seja, não se sabe a identidade dos envolvidos nas situações expressas. É justamente essa impressão que caracteriza o pronome indefinido.
Lista de pronomes indefinidos
Os pronomes indefinidos são divididos em dois blocos: os invariáveis e os variáveis em gênero e/ou número. Veja, a seguir, uma lista com os pronomes indefinidos de acordo com essa divisão:
- Pronomes indefinidos invariáveis
– Alguém;
– Ninguém;
– Outrem;
– Tudo;
– Nada;
– Cada;
– Algo.
- Pronomes indefinidos variáveis
– Qualquer, quaisquer;
– Bastante, bastantes;
– Algum, alguns, alguma, algumas;
– Nenhum, nenhuns, nenhuma, nenhumas;
– Todo, todos, toda, todas;
– Outro, outros, outra, outras;
– Muito, muitos, muita, muitas;
– Pouco, poucos, pouca, poucas;
– Certo, certos, certa, certas;
– Vário, vários, vária, várias;
– Tanto, tantos, tanta, tantas;
– Quanto, quantos, quanta, quantas.
[CONFIRA, TAMBÉM, O CONTEÚDO COMPLETO SOBRE OS TIPOS DE PRONOME]
Classificação dos pronomes indefinidos
Os pronomes indefinidos são classificados em substantivos ou adjetivos. Confira, aqui, a definição de cada um deles e exemplos de aplicações em orações, para facilitar o entendimento:
Pronome indefinido substantivo
Trata-se daquele que substitui o substantivo em uma oração. Geralmente, são empregados “algo”, “alguém”, “nada”, “ninguém”, “outrem” e “tudo”, como nas frases, a seguir:
– Este perfume é de alguém?
– Ninguém compareceu à reunião;
– Tudo está perdido, nada pode ser feito.
Pronome indefinido adjetivo
O pronome indefinido adjetivo sempre acompanha o substantivo da oração, por isso é fácil identificá-lo. Normalmente, são utilizadas as opções “cada”, “certo” e “qualquer”, como nos seguintes exemplos:
– Cada chocolate deve ser embalado;
– Certos aromas são arrebatadores;
– Qualquer pessoa da festa é suspeita.
Valores inerentes aos pronomes indefinidos
Curiosamente, os pronomes indefinidos possuem valores que podem ser interpretados de acordo com o contexto da oração. Para facilitar essa interpretação, separamos alguns valores comuns:
Valor negativo
Os pronomes indefinidos “nenhum”, “nada” e “ninguém” sempre terão valor negativo, não importa qual seja sua posição na oração. Veja isso ilustrado nos exemplos apresentados, abaixo:
– Nenhum candidato compareceu ao debate;
– Nada pode ser feito;
– Ninguém quis assumir a responsabilidade.
Já o pronome indefinido “algum” assumirá valor negativo quando aparecer posposto ao substantivo na oração, como expresso nessas frases utilizadas como exemplos:
– Motivo algum foi apresentado pela equipe;
– Por razão alguma desferiu o golpe.
Valor afirmativo
O pronome indefinido “algum” sempre assumirá valor afirmativo, quando aparecer anteposto a um substantivo em uma oração, como pode ser notado na frase:
– Algum motivo ele deve ter para faltar hoje.
Outros pronomes indefinidos que se encaixam nessa categoria de valor afirmativo são “algo”, “todo” e “tudo”, porém, nesse caso, não importa a posição que os termos aparecem na frase:
– Algo bonito aconteceu hoje;
– Comi todo o bolo;
– Tudo foi feito com carinho.
Valor de especificação
O pronome indefinido “certo” sempre terá valor de especificação / particularização quando vier anteposto a um substantivo em uma frase, por exemplo, a exibida, a seguir:
– Certo analista não compareceu ao evento.
Valor de adjetivo
O mesmo pronome indefinido, “certo”, assume um valor de adjetivo quando é posposto ao substantivo, sendo sinônimo de palavras como certeiro, combinado, correto, garantido:
– Tomou as decisões certas no caso;
– Foi pelas rotas certas à praia.
Valor de generalização e depreciação
O pronome indefinido “qualquer” tem o papel de expressar uma generalização. Mas, pode assumir um valor de depreciação, se vier anteposto a um artigo indefinido ou substantivo próprio.
– Qualquer pessoa pode fazer isso;
– Era um qualquer em sua vida.
Locução pronominal indefinida
O pronome indefinido não aparece somente em um único termo, mas também em conjunto de palavras. Entre os principais exemplos de locuções pronominais indefinidas estão:
– Cada qual, cada um;
– Qualquer um;
– Quem quer que;
– Todo aquele que;
– Seja quem for;
– O mais.