São vários os pronomes relativos da língua inglesa: who, whom, whose, which, where, when, that etc. Saber quando usar cada um deles pode parecer uma tarefa difícil, e realmente requer certo conhecimento gramatical, mas as regras são mais fáceis do que você imagina.
Ficou interessado e deseja saber tudo sobre os pronomes relativos? Pois confira este artigo que nós, do Sim para todos, preparamos para você!
O que são pronomes relativos?
Os pronomes relativos são tipos de pronomes utilizados nas orações como sujeito ou objeto do verbo principal, fazendo referência a um termo já citado anteriormente. Confira o exemplo abaixo para compreender melhor:
(1) The driver who passed the red light was driving a white car.
(O motorista que ultrapassou o sinal vermelho estava dirigindo um carro branco)
No exemplo acima, temos o sujeito sublinhado: The Driver (o motorista). Logo em seguida, em negrito, temos o pronome relativo “who”, que nesse caso é equivalente, em português, a “que”. O pronome relativo, nesse caso, fez referência ao sujeito citado anteriormente sem mencioná-lo pelo nome. Quando o pronome é seguido por um verbo, como em (1), seguido pelo verbo “to pass”, a função dele é de sujeito.
(2) The driver who I saw passing the red light was driving a white car.
(O motorista que eu vi ultrapassando o sinal vermelho estava dirigindo um carro branco)
Em (2), temos um exemplo de pronome relativo sendo usado para referenciar o objeto da frase, e não o sujeito. O sujeito, neste exemplo, é “I” (eu). O pronome relativo não está referenciando o sujeito, mas o objeto, “the driver”. Quando o pronome relativo é seguido por outro pronome (como no exemplo acima, seguido por “I”) ou por um substantivo, ele tem a função de objeto do verbo principal.
Para ambos os casos, os pronomes relativos têm o mesmo objetivo: introduzir as chamadas “relative clauses” (orações relativas), que servem para se dizer um pouco mais das pessoas ou coisas às quais fazem menção.
Quais são os pronomes relativos da língua inglesa?
Os principais pronomes relativos da língua inglesa são os seguintes:
Quando usar cada um desses pronomes relativos?
Who, which e that são usados como sujeito na sentença. O primeiro é usado apenas para pessoas, o segundo apenas para objetos e o terceiro pode ser usado para ambos os tipos de sujeito. Confira um exemplo para cada utilização, respectivamente:
(1) The student who got all the exam questions right is from this room.
(2) This is the house which Jennifer grew up.
(3) The teacher that was hired is competent.
(4) The smartphone that I bought is from this model
O pronome relative “whose” é usado como a forma possessiva de “who”, apesar de “who” também exercer esse papel e ser mais utilizado hoje em dia:
(5) This is my friend Steve, whose mother is a teacher.
“Whom” é às vezes usado como objeto de um verbo ou de uma preposição, embora também seja mais comum usar “who”:
(6) This is Steve’s mother, whom I had class with in the past.
“When” é usado para se referir ao tempo, especificando-se em que momento do tempo determinada coisa aconteceu:
(7) 1995 was the year when I met her.
Já “where” é usado para se referir a alguma localidade:
(8) New York is the city where I was born.